Cidadão / Biblioteca Pública

Biblioteca Pública

Biblioteca Pública Municipal Pedro Hahn

Biblioteca
Biblioteca

A Biblioteca Pública Municipal Pedro Hahn de Feliz foi fundada em 11 de março de 1964 e está localizada junto ao prédio administrativo da Prefeitura Municipal. Na época os dirigentes do município buscaram em seus moradores alguém que fosse digno de emprestar seu nome a este novo centro de cultura e informação tão importante na formação dos seus cidadãos.

 

Surgiu o nome de Pedro Hahn, último veterano da Guerra do Paraguai, de origem alemã, uma das etnias mais representativas na formação desta terra. Sua leitura do mundo e seus procedimentos éticos em relação à família e à sociedade felizense o tornaram habilitado a ceder seu nome à biblioteca pública da cidade, que passou denominar-sede Biblioteca Pública Municipal Pedro Hahn.

 

A biblioteca pública conta com 9.040 exemplares, sendo que o maior número esta concentrado na área de literatura estrangeira. Seu acervo esta dividido em seis setores: área de referência (enciclopédias, guias, almanaques), área de pesquisa (nas diversas áreas do conhecimento), literatura (coleções, literaturas nacional e internacional e literatura infantil), multimeios e acervo de revistas.

 

Possui um acervo muito diversificado de multimeios (fita VHS, slides, CDs e alguns DVDs). O público circulante fica em torno de 400 usuários por mês.

 

Os serviços prestados na Biblioteca Pública Municipal Pedro Hahn são os seguintes:

 

a) ao público:

  • empréstimo local e domiciliar;
  • auxilio a pesquisa escolar;

 

b) interno:

  • processamento técnico (registro, classificação);
  • expedição (colocação de bolso, confecção de papeleta, etiquetagem).

 

A aquisição de obras e mobiliários é de responsabilidade dos gestores do município, mas a biblioteca também aceita doações de obras.

Pedro Hahn

Pedro Hahn casou-se com Maria Müller e teve quatorze filhos. Morador de Forqueta Baixa até 1914, veio a residir mais tarde em Feliz.

 

Seu filho, Reinaldo Hahn, descreve o pai:

- É verdade que Pedro Hahn não foi nenhum homem letrado ou poeta... Foi simples, de origem humilde, afeito ao trabalho e à família. Isso sem contar sua época de rapaz, suas facilidades para aprender. Ele passou pela vida como um homem do povo, honrando seu ganha pão e seus dependentes. Não foi porém um deserdado da inteligência, pois esta lhe era inata e, tivesse ele a ventura dos bancos escolares, provavelmente teria retornado da guerra como sargento ou oficial.

 

Pedro Hahn faleceu em 24 de junho de 1949 aos 99 anos.

Endereço da Biblioteca:

Avenida Cel. Marcos José de Leão, 52, Centro - Feliz/RS

CEP 95770-000

 

Telefone:

(51) 3637 4209

 

E-mail:

biblioteca@feliz.rs.gov.br

 

Horário de atendimento:

das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h

description

Notícias

Mais notícias