Notícias - Obras / Publicado em 09/10/2017 às 16:50

Serão R$ 3,7 milhões para pavimentar 4,8km

Por Diego Leonhardt

A Prefeitura de Feliz irá investir R$ 3,7 milhões para alavancar o desenvolvimento socioeconômico, melhorar a qualidade de vida e valorizar a história do município. O asfaltamento da Estrada Julio de Castilhos irá iniciar no local onde termina o trecho que está asfaltado atualmente, em Escadinhas, e vai até a divisa com São Sebastião do Caí. A extensão total será de 4,8km, maior obra de pavimentação realizada até hoje.

Na última quinta-feira, dia 5, foi assinado o contrato de repasse de recursos com o Badesul para financiamento de R$ 1,5 milhão. A solenidade aconteceu na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, em Porto Alegre. O empréstimo tem carência de um ano e mais quatro anos de prazo para ser quitado. Outros R$ 2,2 milhões de recursos próprios da Prefeitura, somam o total de R$ 3,7 milhões que serão investidos.

Maior obra de pavimentação da história de Feliz

O investimento contemplará os 4,8km com asfalto de 7 metros de largura, o mesmo que tem toda estrada desde o bairro Matiel até Escadinhas. Além do pavimento, serão implantadas rede pluvial e uma base capaz de suportar o intenso fluxo de caminhões. A estrada é a principal via de escoamento da produção primária do município.

‘Estamos fazendo um esforço máximo para viabilizar esta obra, com certeza uma das maiores pavimentações já feitas na história de Feliz. Nós administramos a Prefeitura como se fosse uma empresa, tem que ter planejamento para poder colher resultados assim’, enfatiza o Prefeito Albano Kunrath.

De acordo com o Vice-Prefeito, Nélson Martiny, esta obra trará desenvolvimento social e econômico. ‘Este, assim como outros investimentos que já fizemos e que ainda serão feitos, mostram o quanto valorizamos o nosso interior, a nossa agricultura, pois é dali que provém muito da prosperidade do nosso município’, destaca.

Importância histórica

A Estrada Julio de Castilhos foi a primeira ligação entre Porto Alegre e Serra. Partia de São Leopoldo, passava por Portão, São Sebastião do Caí e seguia em direção a Feliz, passando por Vigia e Esdadinhas, chegava a Farroupilha e terminava na divisa com Santa Catarina. Era considerada a principal estrada do Rio Grande do Sul na época, há mais de 100 anos.

description