Notícias - Cultura / Publicado em 01/02/2018 às 09:11

Município repassa recursos para a Orquestra Municipal de Sopros

Crédito: Simone Ludwig

No intuito de valorizar e preservar a cultura felizense, a administração municipal repassou na terça-feira, dia 30 de janeiro, um total de R$ 15 mil para a Orquestra Municipal dos Sopros de Feliz. Participaram do ato a presidente da Associação dos Amigos da Orquestra de Sopros, Cristhel Lamb Hanauer; o maestro Rodrigo Hillebrand; o prefeito, Albano Kunrath e a representante da Secretaria de Educação, Karina Rott.

Na oportunidade, Albano fez questão de ressaltar que a entidade é de extrema importância para a cultura, de modo que o município tem auxiliado sua manutenção nos últimos anos. ‘É muito importante esse repasse financeiro, porque auxilia a promoção de atividades artísticas e culturais e oportuniza o aprendizado da música aos munícipes de forma acessível’, afirma. ‘No ano passado o repasse foi de R$8 mil, proporcionalmente a 6 meses’, acrescenta o prefeito.

Com essa parceria, a Orquestra Municipal de Sopros assumiu a responsabilidade de cumprir com a contrapartida firmada. Ela também será fiscalizada pela administração municipal e deve apresentar sua prestação de contas para comprovar a destinação correta do investimento recebido. ‘O dinheiro será aplicado na realização de três concertos oficiais, na manutenção os instrumentos, na compra de arranjos e partituras, serviços administrativos, dentre outros’, explica Cristhel. ‘É a preservação da cultura. Fizemos um trabalho social e oportunizamos o ensino da música, através de oficinas gratuitas’, complementa o maestro Rodrigo.

Orquestra Municipal dos Sopros

Criada em 2010, a OMSF busca resgatar a cultura alemã, valorizando os talentos locais, promulgando a cultura, e representando a cidade em diversos locais. Todos os músicos são voluntários, os equipamentos são adquiridos pela Prefeitura de Feliz e o maestro responsável pelas aulas de música também é mantido com recursos do município. O grupo tem uma formação reduzida de banda sinfônica e conta com os instrumentos mais característicos dessa formação como saxofone, trompete, trombone, clarinete e flautas transversais. Há ainda guitarra, prato, baixo e bateria.

Associação dos Amigos da Orquestra de Sopros de Feliz

A Associação dos Amigos da Orquestra dos Sopros (AAMIGOS) é uma entidade sem fins lucrativos que desde a sua criação, no ano de 2014, busca viabilizar para todos os integrantes do projeto Orquestra Municipal dos Sopros de Feliz, uma melhor realização de suas atividades, a manutenção de sua infraestrutura, de seus instrumentos, formação, realização de concertos temáticos, entre outros.

A AAMIGOS tem como objetivo administrar e manter o projeto Orquestra Municipal de Sopros, que dá aulas de música totalmente gratuitas com instrumentos de sopro. O projeto abrange as mais diversas faixas etárias, fazendo um trabalho também de inclusão social, onde acolhe diversos talentos, que muitas vezes, estavam ocultos dentro da comunidade.

O projeto atualmente conta com cerca de 50 alunos, dos quais, trinta são integrantes efetivados da Orquestra. Os demais realizam aulas semanais e individuais de aproximadamente 1h, no qual todos os alunos aprendem no seu ritmo e fazem o aperfeiçoamento de técnica especifica ao instrumento musical.

Inscrições abertas

A Orquestra Municipal de Sopros de Feliz está com inscrições abertas para quem tiver vontade de aprender um instrumento de sopro. O prazo é até o dia 31 de março. Os interessados podem procurar o Maestro Rodrigo Hillebrand, em horário comercial, no Centro Cultural de Feliz.

As aulas são totalmente gratuitas e ocorrem uma vez por semana no Centro Cultural de Feliz. Os alunos recebem material teórico e prático e um instrumento cedido para levar para casa e desenvolver o aprendizado. Instrumentos disponíveis: Flauta Transversal, Clarinete, Saxofone, Trompete, Trompete e Trompa.

A orquestra tem feito grandes espetáculos, tais como: Tributo aos Beatles, Tributo a ABBA, Temas de Filmes, Rock’n Roll e os tradicionais concertos natalinos. Mais informações pelo telefone: 51 9 9916 6977.

Intercâmbio

O grupo almeja conhecer a Alemanha e a cidade co-irmã de Feliz, Nohfelden. Desta forma, os integrantes estão promovendo diversos eventos com a finalidade de arrecadar o valor das passagens, estimado em R$ 150 mil. Além disso, lançaram uma ‘Vakinha’ na internet para receber doações de quem deseja ajudar.

Outro motivo especial reforça o desejo dos músicos. Fato é que no ano de 2015, Feliz recebeu a visita da Orquestra Fröhlichen Dorfmusikanten, da cidade co-irmã na Alemanha, que fez uma bela integração com o grupo felizense. Agora eles querem retribuir essa visita para estreitar laços de amizade e conhecer ainda mais da nossa cultura e origem.

Os músicos querem levantar valor suficiente para cobrir os custos totais para locomoção dos 30 integrantes envolvidos no projeto. A ideia é viajar em julho de 2018, durante as férias escolares, já que a maioria são estudantes. Cada passagem custa em torno de R$ 5 mil.

description