Notícias - Meio Ambiente / Publicado em 04/04/2018 às 17:30

Municípios vizinhos visitaram Prefeitura para debater informações sobre coleta de lixo

Na sexta-feira, dia 23 de março, o Departamento de Meio Ambiente recebeu a visita do empresário Rodrigo Junges e do responsável técnico da Junges Soluções, Gerson Flach; do licenciador e fiscal ambiental do Vale Real, Alessandro Vanoni e da licenciadora de Bom Princípio, Sabrina Maurer Schuh.

Na ocasião, os gestores municipais debateram assuntos referentes à coleta seletiva, bem como, o descarte de vidros. O primeiro assunto da pauta foi relacionado ao manejo correto do vidro. Sendo definida a seguinte normativa para todos os municípios atendidos pela empresa Junges; que o acondicionamento deverá ser feito em sacos resistentes, de preferência ráfia, com peso aproximado de até 25kg. Quando em quantidades pequenas, deverá ser bem enrolado, para não oferecer riscos de acidente.

Em seguida, o secretário de Gestão Pública, Gabriel Assmann, apresentou o trabalho feito pela administração municipal, para implantar a conteinerização da coleta seletiva na área central do município. O gestor destacou a satisfação com a iniciativa e argumentou que até o momento não foram registrados incidentes desfavoráveis à implantação. “Estamos num processo de transição. Hoje o sistema de containers ainda não é oficial. Ainda estamos em testes. Mas em breve, os munícipes terão que retirar suas lixeiras particulares”, afirma. “Pelo nosso estudo, em dois anos pagamos o investimento e a intenção é multiplicar por todo município este sistema, não só na parte central”, acrescenta.

Além dessa reunião, Gabriel visitou os municípios de Vale Real e Bom Princípio e apresentou o trabalho realizado por Feliz, para os prefeitos Edson Kaspary e Fábio Persch. “Os respectivos setores de Meio Ambiente dos municípios vizinhos, solicitaram que nós explicássemos o nosso case para seus prefeitos. A intenção foi explicar a importância e os resultados dessa forma de gestão dos resíduos sólidos”, ressalta Gabriel. “Para nós como município é muito bom que os vizinhos também sigam este modelo para gerar uma conscientização regional, além de melhores resultados ambientais. Uma das ideias é levantar índices de aproveitamento da reciclagem de cada município, fazendo comparativos em busca de melhoria contínua e conjunta”, complementa.