Notícias - Saúde / Publicado em 09/05/2018 às 17:31

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Feliz vem a público confirmar que foi diagnosticado UM caso DE INFLUENZA A H1N1 em nosso município. O paciente que apresentou sintomas de tosse, febre e dispnéia (dificuldade respiratória), foi atendido na emergência do Hospital Schlatter no dia 11 de abril e foi transferido para o Hospital São Lucas da PUC, em Porto Alegre, onde fez o acompanhamento, diagnostico e recebeu alta hospitalar.

Durante a época de maior circulação dos vírus (geralmente em meses de temperaturas mais baixas), esses vírus podem ser identificados em até 30% dos casos de síndrome gripal, a qual é a principal causa de consulta médica em serviços ambulatoriais e de aumento paralelo nas taxas de hospitalização por pneumonia, por isso, os registros de pneumonia e influenza são computados em conjunto.

Embora a maioria das infecções por influenza tenha evolução autolimitada, a febre, em geral, é alta (38 ºC a 40 ºC). A febre, em geral, dura 3 a 5 dias, mas a tosse e a fadiga podem se prolongar por duas semanas ou mais. Lactentes infectados pelos vírus influenza podem apresentar quadro semelhante a sepse. Infecções de mucosas, como otite e sinusite, e o agravamento de crises de asma e bronquite crônica são muito comuns.

A Campanha de vacinação contra Influenza iniciou dia 23 de abril em todo território nacional e segue até o dia 1º de junho. Sempre primando pela saúde de nossos munícipes, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.