Notícias - Saúde / Publicado em 12/06/2018 às 08:37

Projeto de Prevenção da Violência Sexual Infantil está sendo aplicado nas escolas municipais

Por Simone Ludwig

Projeto de Prevenção da Violência Sexual Infantil está sendo aplicado nas escolas municipais
Projeto de Prevenção da Violência Sexual Infantil está sendo aplicado nas escolas municipais

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a fim de atender a uma demanda do município por ações educativas, de atenção primária e prevenção, está desenvolvendo o projeto “Prevenção da Violência Sexual Infantil”. Ele está sendo aplicado nas turmas de Jardim A e B, das Escolas Municipais, desde o mês de abril com término previsto para o final deste mês.

O objetivo é desenvolver ações de caráter preventivo para promover a educação afetiva saudável das crianças, a fim de que elas saibam diferenciar o toque abusivo do toque afetivo. Elas precisam não somente identificar as ações abusivas, mas também saber como agir e a quem pedir ajuda, caso seja necessário.

Este projeto tem por base o Livro Infantil “Pipo e Fifi”, uma história escrita pela autora Caroline Arcari, que traz o tema de forma lúdica, com a presença dos personagens Pipo e Fifi, que simbolizam as diferenças entre os gêneros masculino e feminino.

O projeto contempla toda a comunidade escolar. Além da atuação com os alunos, também é fornecido às equipes das escolas uma lista de sugestões literárias que abordam o tema, a fim de aprofundar o assunto. Também é enviado material informativo para os pais dos alunos abrangidos pelo projeto.

O material enviado para a casa dos alunos contém informações sobre como a família pode perceber se alguma criança está sofrendo violência sexual, lembrando que esta pode acontecer sem contato físico. Conforme a autora do livro, os principais sinais de abuso sexual são comportamentais e podem ser observados por pais e educadores que convivem com as crianças.

Notícias

Mais notícias