Notícias - Saúde / Publicado em 12/06/2018 às 08:37

Projeto de Prevenção da Violência Sexual Infantil está sendo aplicado nas escolas municipais

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a fim de atender a uma demanda do município por ações educativas, de atenção primária e prevenção, está desenvolvendo o projeto “Prevenção da Violência Sexual Infantil”. Ele está sendo aplicado nas turmas de Jardim A e B, das Escolas Municipais, desde o mês de abril com término previsto para o final deste mês.

O objetivo é desenvolver ações de caráter preventivo para promover a educação afetiva saudável das crianças, a fim de que elas saibam diferenciar o toque abusivo do toque afetivo. Elas precisam não somente identificar as ações abusivas, mas também saber como agir e a quem pedir ajuda, caso seja necessário.

Este projeto tem por base o Livro Infantil “Pipo e Fifi”, uma história escrita pela autora Caroline Arcari, que traz o tema de forma lúdica, com a presença dos personagens Pipo e Fifi, que simbolizam as diferenças entre os gêneros masculino e feminino.

O projeto contempla toda a comunidade escolar. Além da atuação com os alunos, também é fornecido às equipes das escolas uma lista de sugestões literárias que abordam o tema, a fim de aprofundar o assunto. Também é enviado material informativo para os pais dos alunos abrangidos pelo projeto.

O material enviado para a casa dos alunos contém informações sobre como a família pode perceber se alguma criança está sofrendo violência sexual, lembrando que esta pode acontecer sem contato físico. Conforme a autora do livro, os principais sinais de abuso sexual são comportamentais e podem ser observados por pais e educadores que convivem com as crianças.