Notcias - Meio Ambiente / Publicado em 12/06/2018 s 10:18

Atividades marcaram a Semana do Meio Ambiente

Atividades marcaram a Semana do Meio Ambiente

A Administração Municipal de Feliz realizou atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente, que ocorreu de 1º a 5 de junho. A intenção foi pensar em ações ambientais focadas para os estudantes, no intuito de incentivar desde cedo a reflexão e conscientização do papel de cada um na preservação ambiental e no desenvolvimento da sustentabilidade.

Desta forma, na segunda-feira, dia 4, o coordenador do Meio Ambiente, Guilherme Braun e a agente administrativa do Meio Ambiente, Greice Athinas Kunrath Chaves, palestraram para o 3º ano da Escola Municipal Alfredo Spier. Na ocasião, eles falaram sobre o projeto de implantação de containers no município, bem como, esclareceram dúvidas quanto à coleta seletiva e separação dos resíduos.

Já na quarta-feira, dia 6, foi a vez dos alunos do Jardim A e B, da Educação Infantil e dos estudantes do 1º ao  5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, assistirem ao espetáculo teatral “O menino que quase morreu afogado no lixo”, uma adaptação da obra da escritora Ruth Rocha, que foi produzido pela Dell Arte Produções.  A peça contou a história de Ronaldinho; um garoto comum, mas com uma característica muito forte: não gostava de arrumação, de limpeza, de jogar lixo fora. Um dia, os pais de Ronaldinho foram viajar e o menino ficou sozinho em casa com a empregada Xuxa. Como ele não gostava de arrumação, de limpeza, de jogar lixo fora, a sujeira foi acumulando, acumulando e..., já é possível adivinhar o que aconteceu.

E para culminar a Semana do Meio Ambiente, o 6º ano da Escola Municipal Cônego Alberto Schwade e o 3º ano da Escola Alfredo Spier, foram conhecer a empresa responsável pela coleta seletiva do munícipio, a Junges Soluções em Limpeza Urbana, de Tupandi.  A empresa que também patrocinou o transporte dos estudantes, atende 16 cidades e cuida da coleta, reciclagem e destinação dos resíduos não recicláveis. A visita foi guiada pelo responsável técnico da Junges Soluções, Gerson Flach, que mostrou e explicou todo o processo. “ Foi um dia muito produtivo e significativo. Com a visita técnica os alunos aprenderam sobre a correta separação do lixo doméstico”, destaca o secretário de Gestão Pública, Gabriel Assmann. “As crianças também ajudarão a melhorar a qualidade dos nossos resíduos, seja praticando, ou até orientando os pais”, acrescenta.

Resultados gratificantes

Para Greice, as atividades desenvolvidas foram de suma importância para a conscientização ambiental. “Todas as ações realizadas durante a Semana do Meio Ambiente buscaram proporcionar momentos de reflexão sobre o nosso papel diante da temática ambiental e principalmente como é fundamental que se desenvolva uma conscientização ambiental desde cedo, por isto neste ano priorizamos o público infantil”, conta.

Os resultados de iniciativas como estas serão colhidos de forma imediata e também com o passar dos anos. “Foi muito gratificante ver que as crianças, mesmo com pouca idade, já se preocupam com o futuro do meio ambiente e também repassam adiante aquilo que aprendem a respeito do tema”, destaca Greice.  “Quando se fala em preservação do meio ambiente estamos falando de pequenas atitudes, que muitas vezes causam grandes impactos. Então, o movimento que fazemos hoje para trazer até eles essa conscientização certamente trará resultados muito positivos lá na frente”, conclui.

Notcias

Mais notcias