Notícias - Agricultura / Publicado em 12/06/2018 às 15:42

Emater conta com novo extensionista social

Emater conta com novo extensionista social

O escritório de Feliz conta desde o início do mês, com um novo extensionista social. Claison Krumreich, de 33 anos, veio para ocupar o lugar de Solange Fa­rias Alves, que foi transferida para a Emater do Linha Nova. O novo servidor é natural de Campos Quevedos, de São Lourenço do Sul e, é filho de produtores de Tabaco. Ele é tecnólogo em Desenvolvimento Rural, formado em 2011 pela UFRGS.

Claison veio da unidade de Canguçu, onde trabalhou desde novembro de 2012, com assuntos relacionados Plano Brasil Sem Miséria (PBSM), que destinava fomento para famílias de extrema pobreza, proporcionando a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida. “O projeto envolvia visitas e reuniões. Ao total eram 12 grupos, aproximadamente 265 famílias”, conta Claison. “Além disso, trabalhei também com a Chamada da Sustentabilidade e com 16 grupos remanescentes de quilombos”, completou.

Segundo o novo extensionista a realidade de Canguçu, um município com aproximadamente 55.956 habitantes e com cerca de 14 mil propriedades rurais. “Lá têm públicos totalmente diferentes, como, por exemplo, os Quilombos e as famílias indígenas”, revela. “Também tem uma área bem diversificada de agricultura, onde se destacam a soja, o tabaco e o milho”, complementa.

Recepção muito positiva

Claison está residindo no município de Feliz e elogia a recepção. “Foi muito positiva a minha recepção. Posso dizer que a comunidade felizense é muito acolhedora e a cidade é muito bonita”, revela. O extensionista social ainda está se inteirando sobre as suas novas demandas e inclusive já realizou uma oficina de música com os alunos da Apae. “Antes de trabalhar na Emater, eu trabalhava com oficinas de músicas em 8 escolas municipais. Os alunos tinham essa atividade no contraturno”, afirma. “Sou compositor e tenho em torno de 300 músicas”, acrescenta.

A Prefeitura Municipal e Emater são parceiros e realizam trabalhos mútuos para o desenvolvimento rural e social de Feliz. Todos os anos são desenvolvidas uma série de ações conjuntas.

Atividades realizadas com alunos da Apae