Notícias - Geral / Publicado em 04/07/2018 às 14:00

Projeto Bombeiro Mirim é lançado

Projeto Bombeiro Mirim é lançado

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Feliz lançou no sábado, dia 23 de junho, no Parque Municipal, mais uma importante iniciativa de responsabilidade social: o Projeto Bombeiro Mirim, que tem como intuito oferecer para as crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, informações, orientações, treinamento, educação e base de apoio para a formação do cidadão.

O projeto conta com 20 participantes e, é um programa de apoio pedagógico e complementação educacional promovido pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Feliz, em parceria com instituições públicas, privadas e voluntárias. Um dos objetivos centrais é orientar e instruir corretamente as crianças como agir em situações de emergências, além de proporcionar uma maior integração entre a corporação, a escola, a família e a comunidade. “Neste tempo em que essas crianças estão aqui, elas aprendem a ser agentes multiplicadores das responsabilidades de ser um Bombeiro Mirim. Elas aprendem a ser cidadãos”, destaca o comandante Marcos Bianchet.

Entre os conteúdos que serão abordados estão: educação, ética e cidadania; primeiros socorros; acidentes domésticos; condicionamento físico; educação no trânsito; técnicas verticais; educação ambiental (saída a campo); visitação; prevenção e combate a incêndio, dentre outros assuntos. A formatura dos jovens está prevista para dezembro e o projeto conta com a parceria de diversas empresas, que ajudaram a custear o uniforme (casaco, camisa, calça, bermuda e boné), os recursos humanos e as instalações físicas.

O curso é ministrado durante o ano letivo com atividades planejadas para um encontro semanal, podendo ser realizadas aos sábados ou durante a semana, em horário inverso ao das atividades escolares. Durante o primeiro semestre, o aluno recebe informações básicas, cria afinidades e envolvimento com o projeto, e ao concluir o primeiro módulo, se forma comoi Bombeiro Mirim, o que lhe dará o direito de receber o certificado de participação, o fardamento e frequentar as atividades dos módulos II e III, que abordam questões mais completas.

Integração Social

O Projeto de Bombeiro Mirim é uma alternativa de integração social para as crianças e adolescentes felizense, os tornando multiplicadores da ideia de segurança e convivência social, afastando-os dos meios violentos da sociedade e do convívio com as drogas. O comandante Marcos, faz uma avaliação muito positiva dos encontros já realizados. “ O projeto foi desenvolvido através de um sonho, porque sempre idealizei poder fazer esse trabalho com as crianças. E graças ao apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde e as empresas, conseguimos viabilizar”, conta. “Fizemos uma reunião de pré-lançamento do projeto com os pais e as crianças e apresentamos um vídeo de um projeto de Bombeiro Mirim de Minas Gerais e foi visível a alegria deles. No primeiro dia de projeto, já com os uniformes, as crianças vibravam. E depois fiquei muito feliz com o Feedback dos pais. Eles contaram que as crianças voltaram e ficaram cantando o hino e falando de como foi”, completa.

Já o prefeito Albano Kunrath, elogiou muito e fez questão de ressaltar a importância da ação. “O projeto tem todo o apoio da Administração Municipal E ficamos felizes em saber que essa iniciativa vai formar um cidadão para o futuro e reforçará valores como disciplina e coragem”, destaca. “Então é importante que as crianças comecem desde cedo a aprender com é o trabalho dos bombeiros”, finaliza o prefeito.