Notícias - Agricultura / Publicado em 06/11/2018 às 21:15

Tarde de Campo reuniu agricultores do município

Tarde de Campo reuniu agricultores do município

Como parte das ações do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF), a Emater/RS-Ascar de Feliz realizou na quarta-feira,dia 24 de outubro, uma tarde de campo na propriedade da família Boettcher, da localidade de Roncador. Na ocasião foram três estações de trabalho em que foram discutidos o manejo e o controle das moscas da asa manchada (Drosophila suzukii) e do figo (Zaprionus indianus), formas de controle do borrachudo e do Aedes aegypti e o uso de equipamentos de proteção individual na agricultura.

Na primeira estação, o assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Lauro Bernardi, abordou o ciclo de vida das moscas que podem atacar os morangueiros, especialmente nas estações mais quentes do ano. Em sua fala, ressaltou as possíveis armadilhas para a captura, destacando ainda a necessidade de eliminar frutos imprestáveis não os deixando caídos próximo ao solo e fazendo a colheita de maneira que não fiquem frutos maduros na planta.

Em seguida o extensionista da Emater/RS-Ascar, Claison Krumreich, abordou ações que podem diminuir o ataque dos borrachudos e o que fazer para evitar o inseto, que costuma se multiplicar em áreas próximas a córregos e arroios em que haja dejetos humanos ou animais. Na mesma estação a coordenadora da Vigilância Sanitária e Ambiental, Bárbara Dávila ressaltou o trabalho realizado pela entidade para a identificação de ovos e larvas do Aedes aegypti, mosquito que é vetor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

A terceira estação foi ministrada pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli. Além de falar da importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) – como botas, luvas, óculos de segurança e chapéus – no meio rural, destacou os cuidados necessários na aplicação de agrotóxicos. “Importante é planejar antecipadamente a emissão dos produtos, evitando não apenas a intoxicação, mas também a contaminação de rios, lagos ou outras fontes de água da população vizinha”, reforçou.

Uma quarta estação apresentou os detalhes do PGSAF – política pública operacionalizada pela Emater/RS-Ascar, por meio de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). No Estado, o programa atende 40 mil famílias e visa a apoiar os participantes em ações que permitam o aumento da renda, a racionalização dos custos de produção, a redução da penosidade no trabalho, o planejamento da propriedade como um todo, a sustentabilidade e o acesso a políticas públicas. Nesta estação, o tema da rastreabilidade também foi apresentado.

A tarde de campo – ferramenta que tem sido utilizada em todos os 55 municípios dos vales do Taquari e Caí que integram o Regional de Lajeado da Emater/RS-Ascar – se soma a outras atividades individuais e coletivas, que visam a compartilhar experiências e conhecimentos técnicos a respeito daquilo que está sendo desenvolvido na propriedade, a partir do PGSAF. Nesse sentido, o programa busca coletar indicadores sobre a evolução das condições econômicas, ambientais e sociais das famílias envolvidas.