Notícias - Meio Ambiente / Publicado em 05/12/2018 às 11:03

Descarte de lâmpadas fluorescentes será dia 14 de dezembro

Por Simone Ludwig

Descarte de lâmpadas fluorescentes será nesta sexta-feira
Descarte de lâmpadas fluorescentes será nesta sexta-feira

Chegado dezembro, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Feliz realizará o último Dia de Descarte de Lâmpadas Fluorescentes do ano. Ele  está agendado para sexta-feira, dia 14 de dezembro.  A coleta será feita na frente do prédio administrativo, das 8h às 13h.

O DEMA explica que cada pessoa terá a cota de até 5 lâmpadas para descarte e que essa campanha de coleta é necessária, pois lâmpadas fluorescentes não podem ser descartadas como o lixo comum do dia a dia. Elas possuem o componente químico chamado Mercúrio e por isso precisam passar para um processo de descontaminação antes da destinação final.

Ainda é muito comum que as pessoas acabem descartando as lâmpadas fluorescentes no lixo comum, ao invés de fazer o mesmo procedimento de descarte adotado para pilhas e baterias, ou seja, usar a logística reversa.

 

Curiosidade
A lâmpada fluorescente foi criada em 1895 pelo Nikola Tesla. É bem eficiente energeticamente. Compõe-se de gases argônio e neônio, que fazem mal para a saúde, podendo causar problemas respiratórios. E ainda um mais nocivo ainda e tóxico, que o fósforo. Altamente cancerígeno. Deve ser descartado de forma adequado para não poluir o meio ambiente. Empresas especializadas são capazes de descontaminar os componentes permitindo assim a sua reciclagem.

Se a lâmpada fluorescente quebrou em cima de roupas de cama ou qualquer outro tipo de material que tenha contato direto com o corpo, esta peça não pode mais ser reutilizada, mesmo após lavagem (evite lavar para não contaminar a máquina e a água com mercúrio)! Ela tem que ser descartada, pois o contato com mercúrio já a inutilizou. No caso de se cortar com os cacos de vidro, procure assistência médica o mais rápido possível.

Notícias

Mais notícias