Notícias - Meio Ambiente / Publicado em 19/07/2017 às 13:34

Feliz terá novo sistema de coleta de lixo

Contêineres devem ser instalados em todo município gradativamente

Por Diego Leonhardt

Manter o nível elevado de qualidade de vida conquistados nos últimos anos exige projetos inteligentes que colaboram para a preservação da saúde e meio ambiente. O novo investimento realizado pela Administração Municipal agrega tudo isso e ainda gera economia para os cofres públicos. Serão instalados 160 contêineres para coleta de lixo.

Adesivos que serão utilizados para identificação e separação

Para instalação do novo sistema semi-mecanizado de coleta, a Prefeitura irá investir R$ 316.160,00 de recursos próprios e do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Inicialmente os contêineres serão instalados no Centro e Bairro Vila Rica. A intenção é usar a economia, que está estimada em R$ 70 mil por ano, para expandir a coleta mecanizada para o restante do município.

Com o sistema atual de coleta que utiliza lixeiras e sacolas, a Prefeitura gasta por ano R$ 700 mil em média. Após a instalação dos contêineres, esse gasto deve ser de R$ 630 mil, aproximadamente. ‘Além da economia, com uma coleta de lixo mais eficiente, nossa cidade ficará mais limpa e saneada, trazendo, assim, mais saúde e bem-estar para todos’, estima o Secretário de Gestão Pública, Gabriel Assmann.

A proposta prevê que nenhum morador terá que caminhar mais de 50 metros para depositar seu lixo no contêiner. E isso poderá ser feito a qualquer dia da semana, pois os resíduos ficarão fechados, facilitando a organização. O sistema também contribuirá para o desenvolvimento urbano da cidade e trará muitos benefícios à população, pois facilitará a organização e controle da coleta.

Localização dos contêineres no Centro

Outros benefícios incluem a eliminação de odores indesejados e de poluição visual. Eliminação dos sacos de lixos rasgados por animais ou catadores informais, redução da proliferação de insetos e animais transmissores de doenças e evitar o contato da população com o lixo.

Exemplo de utilização de contêiner na cidade de Feliz

Dúvidas Freqüentes

Como foram escolhidos os locais em que os contêineres serão colocados?

Através de uma pesquisa de campo para saber os volumes que são depositados em cada local.

Se eu não quiser o contêiner na frente da minha casa?

Num primeiro momento os contêineres não ficarão fixos, os próprios moradores podem alterar levemente o local de posição dos mesmos, até que encontre o melhor posicionamento.

Somente Centro e Vila Rica?

Como são localidades próximas, o retorno do investimento será mais rápido. A implantação será gradativa e feita com o recurso economizado no Centro e Vila Rica.

Expedição para conhecer projeto em Salvador do Sul - Secretário, Gabriel Assmann, e a Agente do Departamento de Meio Ambiente, Greice Kunrath
description