SMED oferta mais um Programa aos alunos da Rede Municipal

Publicado em 09/05/2022 às 15:15

Por ASCOM - Franciele Schuster

SMED oferta mais um Programa aos alunos da Rede Municipal

A Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) está oferecendo desde o dia 21 de março, o Programa FOCO para os alunos dos anos finais do 6º ao 9° ano, da Rede Municipal de Ensino. O programa objetiva disponibilizar um sistema de acompanhamento e desenvolvimento de habilidades e competências aos alunos com necessidades de apoio à aprendizagem potencializando o desenvolvimento integral dos estudantes. Conheça um pouco das atividades pedagógicas desenvolvidas:

Aulas de Matemática
Organizadas com o intuito de retomar alguns conteúdos essenciais para a qualificação dos conhecimentos matemáticos, as aulas estão repletas de atividades desafiadoras. De acordo com a professora Alexandra B. Schmitz, estão sendo organizadas propostas pedagógicas que envolvem o raciocínio lógico. ‘É através dele que os estudantes desenvolvem a capacidade de criar e interpretar diversas situações do cotidiano. Jogos como o Tangram e o Sudoku estão sendo utilizados para trabalhar área, perímetro, noções de lógica, cálculo mental, entre outros.’, explica, Alexandra.

Aulas de Língua Portuguesa e Inglesa
Ministradas pela professora Cristiele Maurer, as aulas objetivam aprofundar os conhecimentos na leitura, interpretação de textos e produções escritas. Em Inglês, a professora e os estudantes estão fazendo um percurso de retomada dos saberes já adquiridos, diagnosticando quais as principais necessidades para construir os próximos passos. ‘Partir dos saberes que os estudantes já possuem é fundamental para qualificar o processo de ensino-aprendizagem.’, ressalta, Cristiele.

Práticas de estudo
As atividades desse programa iniciaram com reflexões, partindo do nome FOCO para que os estudantes compreendam seu objetivo principal. Manter o foco e a concentração nos estudos em busca de melhor aprendizado e, assim, melhores resultados na escola.
De acordo com a professora Mariane Orlandin, que atua na EMEF Alfredo Spier, os estudantes estão conhecendo diferentes estratégias de estudo e buscando o que melhor funciona para cada um. Uma das práticas que estão desenvolvendo é a meditação com o objetivo de conseguirem obter maior concentração e foco em suas práticas diárias. Atua também nessa oficina o professor Leandro Silva.

Aprendendo a pesquisar
A oficina ‘Pesquisa em Ação’ que desenvolve metodologias de pesquisa é coordenada pelas professoras Gisele Maldaner e Maria Cristina Franzen. Para a professora Cristina, é importante que ocorram momentos de reflexão entre professora e alunos. ‘O objetivo inicial é o aluno conhecer suas fragilidades e suas fortalezas para juntos buscarem a mudança, com rotina organizada e planejamento para a elaboração de pesquisas.’, destaca, Cristina.

Práticas esportivas e recreação
As práticas esportivas e recreativas fortalecem o desenvolvimento do corpo, da mente e são necessários para a socialização. São fundamentais em um ambiente de aprendizagem por estimular a agilidade, percepção, reflexos, raciocínio rápido, entre outros.