Programa Nacional de Transparência Pública - Qualidade em Transparência Ouro 2023 - Sistema Tribunais de Contas

Notícias / Geral

Crianças aprendem brincando nas EMEIS

Publicado em 11/05/2022 às 09:00

Por ASCOM - Franciele Schuster

As crianças aprendem brincando nas EMEIS
As crianças aprendem brincando nas EMEIS

O ano de 2022 iniciou com algo a mais nas Escolas de Educação Infantil da Rede Municipal da Feliz. A aquisição de brinquedos pedagógicos inspirados nas abordagens Pikler e Reggio Emília e no método Montessori estão fazendo a diferença nas práticas pedagógicas desenvolvidas com as crianças até 3 anos. ‘A aprendizagem dos pequenos está acontecendo de maneira ainda mais lúdica através da utilização de cabanas, cubos, rampas, escadas e mesas de luz. Com estas brincadeiras, as crianças desenvolvem habilidades importantes como a atenção, coordenação, memória, equilíbrio, criatividade e imaginação.’, explica, a Secretária de Educação e Desporto, Josileni Tomazi.


No dia 27 de abril, todos os profissionais da educação infantil estiveram reunidos no Centro Cultural para pensar e repensar as práticas cotidianas na escola da infância. Entre as colocações do palestrante, pedagogo e estudante da Educação Infantil, João Luiz Silva da Rosa, os espaços da escola infantil precisam seduzir as crianças, os adultos não devem fazer pelas crianças o que elas podem fazer sozinhas e os profissionais que atuam nessa etapa da educação precisam estar encantados com as possibilidades, experiências e vivências possíveis de serem organizados com e para as crianças.


De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Greice Finger, a formação veio ao encontro das propostas que estão sendo desenvolvidas com as educadoras nas demais atividades de formação continuada. ‘Olhar atento, escuta sensível, observação constante e planejamento de práticas pedagógicas que considerem as etapas do desenvolvimento infantil, são elementos importantes para propostas pedagógicas significativas’, ressalta, Greice.



As imagens a seguir valem mais que mil palavras. Confira o brilho no olhar dos nossos pequenos

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.