Programa Nacional de Transparência Pública - Qualidade em Transparência Ouro 2023 - Sistema Tribunais de Contas

Notícias / Assistência Social

Abertas inscrições para famílias de baixa renda manifestarem interesse na aquisição de unidades habitacionais

Leia com atenção as informações abaixo e acesse o edital completo no link da matéria

Publicado em 21/05/2022 às 10:48

Por ASCOM

Abertas inscrições para famílias de baixa renda manifestarem interesse na aquisição de unidades habitacionais
Abertas inscrições para famílias de baixa renda manifestarem interesse na aquisição de unidades habitacionais
A Prefeitura de Feliz publicou nesta sexta-feira, 20 de maio, edital para inscrição de interessados em participar do processo de pré-seleção para aquisição de unidades habitacionais de interesse social, através do Programa Estadual “A CASA É SUA”, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
 
O edital tem por objeto abrir inscrição, pré-seleção e cadastro reserva para estudo e seleção de famílias de baixa renda residentes no município, com renda familiar de até três salários-mínimos vigentes, para possível contemplação. O projeto, que ainda depende da confirmação de recursos do Governo do Estado, prevê a construção de até 20 unidades habitacionais com 53,64m² cada no Loteamento Popular do bairro Matiel.
 
O município somente firmará convênio com o Estado caso seja aprovada a documentação enviada à Secretaria de Obras e Habitação do Estado do RS, sendo que a lista de famílias habilitadas faz parte do rol de documentação a ser analisada pelo Governo Estadual. Para tanto, a inscrição neste edital em questão não garantirá que a família pré-habilitada seja contemplada para o programa habitacional.
 
Critérios para inscrição
Os critérios para se inscrever são:
- Residir no município de Feliz há cinco anos ou mais;
- o Cadastro de Pessoa Física (CPF) precisa estar com a situação regular de acordo com o site da Receita Federal no momento da consulta a ser realizada pela comissão técnica;
- Não ter sido beneficiado em programa de habitação de interesse social de qualquer esfera de Governo (Municipal, Estadual e Federal) e/ou estar incluso no CADMUT – Cadastro Nacional de Mutuários;
- Não ser proprietário ou promitente-comprador de imóvel rural ou urbano;
- Não ter renda familiar superior a três salários mínimos vigentes (R$ 3.636,00) – Desconsidera-se do cálculo de renda: o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Programa Auxílio Brasil, o Auxílio-doença, o Auxílio-acidente e o Seguro-desemprego, desde que figurem nos limites de renda considerada pelo Programa.
 
Documentação necessária
O candidato no ato da inscrição deverá ter em mãos os seus documentos e de todos que residem na mesma casa. São eles:
- Carteira de Identidade (RG) e/ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovantes de rendimentos como Carteira de Trabalho (CTPS), mesmo que não esteja trabalhando formalmente, contracheques dos últimos 03 (três) meses; recibos de pagamento; comprovante de Microempreendedor Individual e Declaração do Imposto de Renda do exercício da pessoa jurídica, se houver (MEI); extrato de benefício previdenciário atualizado (constar CRED. INSS); extrato bancário que comprove os rendimentos (ex: pensão de filhos);
- Certidão de Casamento ou Casamento com Averbação (divórcio); comprovante de União Estável;
- Certidão de Nascimento ou Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI).
 
Inscrições
Famílias que se encaixam nos pré-requisitos podem fazer as inscrições de 23 a 27 de maio, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, presencialmente no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Cidadão Feliz. Lembrando que não serão realizadas inscrições em 26 de maio, quinta-feira, por ocasião de feriado municipal da Ascensão do Senhor.
 
Contrapartida do beneficiário
O beneficiário pagará, como contrapartida, o montante equivalente a 20% do total investido no projeto pelo município, em prazo que será definido em instrumento legal próprio. O valor da parcela mensal cobrada do beneficiário não poderá ultrapassar o equivalente a 20% (vinte por cento) da renda mensal familiar deste.
 
Classificação
A classificação dos interessados será realizada por meio de comissão técnica designada pelo prefeito municipal. Os critérios e as formas de pontuação completas podem ser conferidas no edital.
Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.