Notícias / Educação
Música invade salas de aula e cria momentos únicos de aprendizado
A música faz parte da essência humana. Ela manifesta emoções, sentimentos e estimula diferentes habilidades e potenciais.
Publicado em 09/06/2022 às 15:31
Por ASCOM- Franciele Schuster
A música faz parte da essência humana. Ela manifesta emoções, sentimentos e estimula diferentes habilidades e potenciais. Ela transcende gerações e faz com que haja músicas locais, regionais e nacionais. A sensação e experiência de ouvir música é única para os pequenos e a concentração que eles possuem quando ouvem, mostra o quanto ela faz a diferença no seu crescimento. Sendo assim, após o acompanhamento das propostas pedagógicas e do processo de ensino-aprendizagem das escolas, além da obrigatoriedade legal, a Secretaria de Educação e Desporto (SMED), implementou a inclusão de aulas de música no currículo das turmas de Jardim A e B da Pré-Escola e das turmas de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental.
A oferta de aulas de música, oportuniza inúmeros benefícios para o desenvolvimento integral das crianças. A participação nas aulas promove a evolução cognitiva através do aprimoramento da concentração, raciocínio lógico e memorização. Também é ferramenta importante na linguagem oral, incentivando a verbalização e interação com os outros, facilitando o processo de socialização e contribuindo para que a criança desenvolva a coordenação dos movimentos e acompanhamento dos ritmos e danças. Além disso, a música incentiva a criatividade com invenção de canções, do cantar ou tocar instrumentos.
Diante da necessidade legal e dos benefícios que a música oferece, o Município passou a ofertar aulas de música, com professores especialistas, potencializando o desenvolvimento e a aprendizagem. O ensino engloba todos os elementos do fazer musical e, progressivamente, os alunos terão aulas de canto coral, percussão e flauta doce. A inclusão dessa área do conhecimento na grade curricular foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação através do Parecer 01/2022 CME/FELIZ.

‘Queremos priorizar a qualidade das propostas pedagógicas desenvolvidas nas escolas e buscar o aprimoramento e inovação das práticas realizadas. A implementação da música é uma oportunidade de oferecer aos nossos estudantes o desenvolvimento de habilidades específicas e diferenciadas, que complementarão os conhecimentos desenvolvidos nas demais disciplinas.’, explica, a Secretária de Educação e Desporto, Josileni Hahn Tomazi.
Segundo diretoras das escolas, a aula de música se tornou um dos momentos que as crianças mais amam. ‘Eles já aguardam a aula de música, e é visível como a música trabalha diferentes habilidades, mas acima de tudo, é um momento deles, onde eles cantam e dançam, cada um do seu jeito’, destacou a diretora da EMEI Primeiros Passos, Raquel do Nascimento.