Transformando-se para transformar

Publicado em 26/07/2022 às 13:25

Por ASCOM - Franciele Schuster

Transformando-se para transformar

A educação científica é um processo de letramento e alfabetização no âmbito da pesquisa. Ela permite aos alunos a construção do conhecimento em etapas de experimentação prática e oportuniza o aperfeiçoamento das competências teóricas. Desta forma, os estudantes podem desenvolver habilidades como a argumentação, o senso crítico, a criatividade, a inovação, a cooperação, cidadania, o empreendedorismo, entre outros. E quem proporciona práticas pedagógicas para o desenvolvimento de todas essas habilidades são os professores. Por isso, o grupo de professores, juntamente com formadores especializados e com a Secretaria de Educação e Desporto (SMED), vem estudando essa temática ao longo do 1º semestre.

Para aprimorar os estudos e as práticas pedagógicas, a SMED, oportunizou no dia 18 de julho, aos professores de 5º a 9º ano, mais um encontro de assessoria em educação científica. O momento faz parte da preparação para a 1ª Mostra de Educação Cientifica do município (1ª MECFeliz) que acontecerá em setembro. Na ocasião, os professores compartilharam as estratégias, ações e planejamentos das etapas do projeto de educação científica que estão desenvolvendo com seus estudantes e tiveram a oportunidade de planejar coletivamente as próximas ações.

Enquanto isso, os professores dos Anos Iniciais, 1º ao 4º ano, participaram de mais uma etapa da formação continuada sobre a pesquisa, como forma de aprendizagem significativa no cotidiano escolar, além de ser uma preparação para o ingresso no processo pedagógico da educação científica. Os professores também elaboraram propostas por turmas, colocando a teoria aprendida ao longo do semestre em ações práticas.

" A Educação Científica e a Pesquisa na Escola são caminhos para tornar o processo de aprendizagem ainda mais significativo. O comprometimento de cada professor é muito importante para a que os projetos de educação científica e a pesquisa alcancem resultados significativos para os alunos.", explica, a Secretária de Educação e Desporto, Josileni Tomazi.

Na mesma data, os professores da Educação Infantil tiveram um momento especial para conversar e compartilhar conhecimentos sobre as etapas do desenvolvimento infantil. A formação, conduzida pela coordenadora pedagógica Greice Finger, teve como ponto de partida a Base Nacional Comum Curricular enfatizando os objetivos de aprendizagem para pensar no desenvolvimento da criança. A partir de atividades práticas e coletivas, os educadores puderam retomar aspectos específicos do desenvolvimento infantil percebendo que existem fases importantes a serem respeitadas e estimuladas, considerando sempre as interações e brincadeiras como eixos estruturantes do fazer pedagógico.

Veja mais fotos destes encontros