Notícias / Geral

IFRS recebe inscrições para avaliação presencial de Língua Portuguesa para imigrantes

No Campus Feliz a prova ocorre no dia 27 de agosto, às 13h30

Publicado em 05/08/2022 às 09:54

Por ASCOM - Franciele Schuster

IFRS recebe inscrições para avaliação presencial de Língua Portuguesa para imigrantes
IFRS recebe inscrições para avaliação presencial de Língua Portuguesa para imigrantes

Estão abertas até o dia 12 de agosto, as inscrições para prova presencial de Língua Portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados que realizaram algum dos cursos de língua portuguesa na modalidade de Educação a Distância (EaD) ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A avaliação presencial é exigida pelo governo brasileiro para o processo de naturalização. A prova pretende avaliar a capacidade de compreensão, interpretação e comunicação básica dos estudantes. 

São ofertadas 120 vagas e as provas serão aplicadas em cinco campi do IFRS: Caxias do Sul, Feliz, Ibirubá, Porto Alegre e Rio Grande (informações abaixo). No momento da inscrição, o candidato deverá informar em qual campus irá realizar a prova, não sendo possível modificá-lo após o envio da inscrição. A prova terá duração máxima de três horas, conforme consta no documento com informações e orientações (edital).

As inscrições são realizadas em formulário eletrônico, mas para se inscrever, é necessário ler atentamente o documento com todas as orientações (Edital 99/2022). No formulário, serão solicitadas uma cópia do CPF; do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM); e do Certificado do Curso de Língua Portuguesa on-line ou EaD realizado no IFRS.

Comprovante de Vacinação 

Os candidatos também deverão apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 e usar máscaras adequadas, que cubram nariz, boca e queixo, durante todo o tempo de permanência na instituição.

Se no dia da prova tiverem sintomas ou suspeita de Covid, não devem comparecer ao campus e informar imediatamente a Comissão Organizadora, pelo e-mail assuntos.internacionais@ifrs.edu.br, anexando atestado médico. Nesse caso, haverá a possibilidade de reagendamento da prova, conforme a disponibilidade do campus em que se inscreveu.

Campi, data, horário e número de vagas para aplicação do exame

Campus Ibirubá

Dia 25 de agosto de 2022

Horário: 18h30

Vagas: 20

Campus Feliz

Dia 27 de agosto 2022

Horário: 13h30

Vagas: 20

Campus Caxias do Sul

Dia 03 de setembro de 2022

Horário: 14h

Vagas: 20

Campus Porto Alegre

Dia 23 de setembro de 2022

Horário: 13h30

Vagas: 30

Campus Rio Grande

Dia 23 de setembro de 2022

Horário: 19h

Vagas: 30

Essas e outras informações importantes estão disponíveis no Edital e seus anexos, acesse.

 

Fonte: Site do IFRS

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.