Leitura Feliz incentiva e valoriza o hábito da leitura em estudantes e famílias

Publicado em 08/09/2022 às 11:10

Leitura Feliz incentiva e valoriza o hábito da lei

A prática da leitura aprimora o vocabulário, dinamiza o raciocínio e a interpretação. Além disso, contribui no aprimoramento da escrita e na formação global do ser humano. Em tempos, em que as redes sociais, muitas vezes consomem o tempo de leitura, é preciso estimular o hábito naqueles que ainda não o têm e valorizar ainda mais a prática dos que já são leitores. Pensando nisso, a Secretaria de Educação e Desporto (SMED) iniciou o Projeto Leitura Feliz que incentiva e valoriza o hábito da leitura em estudantes e famílias.

Leitura Feliz incentiva e valoriza o hábito da lei

O lançamento do Projeto ocorreu na sexta, 2, na Biblioteca Pública Municipal Pedro Hahn, com a ação Sacola Literária. O Prefeito, Junior Freiberger, a Secretária de Educação e desporto, Josileni Tomazi, a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental, Vani Zimmermann, Coordenadora da Educação Infantil, Greice Finger e Bibliotecárias, Leila Morás e Edí Müller, alunos da APAE, da Escola Arthur Ernesto Gutheil e a turma do 3º ano da Escola Conselheiro João Braun estiveram presentes no lançamento. Após a apresentação da Sacola Literária, os alunos tiveram contação de uma história e ao final, puderam escolher um livro para levar para casa.

Leitura Feliz incentiva e valoriza o hábito da lei

Na Educação Infantil, todas as crianças das turminhas do Berçário 1 ao Jardim B receberam uma sacola literária, na qual levarão seu livrinho semanal de leitura para casa e da mesma forma acontecerá com as turmas do 1º ao 5º do ensino fundamental. Já para os alunos do 6º ao 9º ano, a proposta será voltada para a leitura em família. Cada turma recebeu algumas sacolas literárias itinerantes, com opções diversificadas de leitura. Essa sacola ficará na casa da família por uma semana e depois seguirá para outra.

Leitura Feliz incentiva e valoriza o hábito da lei

Outro marco importante deste projeto, é a participação dos alunos da APAE, possibilitando às turmas também a retirada de livros na biblioteca pública municipal regularmente com suas sacolas literárias.

Leitura Feliz incentiva e valoriza o hábito da lei

‘A leitura traz inúmeros benefícios, agrega conhecimento e cultura, desperta o potencial pessoal e profissional da pessoa, estimula a criatividade, diminui o estresse, melhora a memória e oportuniza novos círculos de socialização. Ler é algo muito importante, fundamental, na vida do ser humano e, por isso, deve fazer parte das iniciativas e projetos públicos de cultura e de bem-estar da comunidade. É tudo isso que queremos para os alunos e comunidade, o crescimento de um hábito que fará toda a diferença nos tempos atuais.’, ressalta, a Coordenadora Vani Zimmermann.