Notícias / Geral

Publicado em 22/09/2022 às 10:27

Por ASCOM - Franciele Schuster

1ª MECFeliz promove troca de conhecimentos e experiências

Com o desejo de criar um espaço dedicado a elaboração, planejamento e execução de pesquisas dos estudantes do Município, a Secretaria de Educação e Desporto (SMED) iniciou nesta quinta, 21, a 1ª Mostra de Educação Científica (MEC) de Feliz para as escolas municipais e estaduais e escola particular e de educação especial. A proposta deste evento é o compartilhamento de aprendizagens significativas pela metodologia da educação científica. A Mostra ocorre na Associação Cultural Esportiva Feliz (SOCEF) até amanhã, sexta, 22, quando será realizada a premiação.

Nesta manhã aconteceu a abertura oficial da 1ª MEC Feliz, com a presença de diversas autoridades, entre elas, o Prefeito, Junior Freiberger, Secretários, Josileni Tomazi, Patrícia Britz, Caroline Mortari, Igor Seibert, Márcio Müller e Cleber Schütz e as Coordenadoras Pedagógicas, Vani Zimmermann e Greice Finger. Após a abertura oficial, o evento foi aberto a comunidade que pode passar pelos estandes. Os trabalhos expostos foram desenvolvidos em disciplinas de diversas áreas e inscritos em diferentes categorias conforme as turmas.

A avaliação dos trabalhos será coordenada pela Comissão Organizadora e realizada por avaliadores representantes de diferentes segmentos do município de Feliz e de outros municípios da região. Cada trabalho será avaliado por, no mínimo, três avaliadores. Lembrando que eles não têm nenhum vínculo com as escolas participantes. Em caso de empate, a Comissão Organizadora realizará uma avaliação extra, com um outro avaliador, para que este decida sobre a classificação dos trabalhos. Caso não seja possível, devido a questões relativas ao tempo, será feito sorteio.

Conforme Vani, a ideia é estimular cada vez mais o gosto pela pesquisa entre os professores e estudantes. “Estamos oportunizando um contexto de comunicação e expressão das aprendizagens desenvolvidas pelos alunos durante o ano letivo, além de mostrar a comunidade felizense muitos conteúdos que são aprendidos em sala de aula e promover esta socialização entre as duas partes.”, explica, a Coordenadora.

Para o Junior, ver esse espaço cheio de alunos, trazendo suas experiências e apresentando suas pesquisas, é muito gratificante. “Além disso, é reconhecer e permitir que a imaginação dos estudantes seja livre, que possam ser ousados nos pensamentos e criações porque toda pesquisa nasce de uma curiosidade, de imaginar como seria e ir em busca dessas repostas. Desejo que esses dois dias sejam intensos, de muita troca de conhecimento e experiências, que seja apenas o começo e o primeiro passo rumo a um caminho repleto de descobertas e aprendizagem.”, destaca, o Prefeito.