Confira o projeto da nova ponte ligando o Centro de Feliz aos bairros Matiel, Escadinhas, Vale do Lobo e Roncador

Lançado neste domingo, 26, o projeto da nova Ponte de Feliz

Publicado em 27/03/2023 às 09:15

Por Larissa Zinelli Lucero

Um dia para ficar na história da nossa Feliz, domingo, 26, às 19h30, no saguão principal da Prefeitura Municipal, ocorreu o lançamento do projeto de uma das principais obras para impulsionar o desenvolvimento econômico de Feliz, a construção da nova ponte que liga o Centro ao bairro Matiel. Um investimento que trará soluções para desafios atuais e que impulsionará a economia municipal e da região.

O projeto foi apresentado às autoridades locais, imprensa e comunidade felizense, pelo prefeito, Junior Freiberger. Em sua apresentação, o líder do executivo trouxe o histórico deste projeto, que iniciou em 2021 pela atual gestão municipal, com a busca por entidades que realizassem os estudos necessários e que, a partir dos mesmos, desenvolvessem projetos de engenharia possíveis para tal construção.

Ainda em 2021, a administração municipal firmou uma parceria com a Universidade Unisinos, que passou a executar pesquisas e análises para o entendimento do cenário atual e as reais e viáveis possibilidades de um cenário para se construir uma nova estrutura que ligue o Centro ao Matiel. Os trabalhos técnicos, inclusive com pesquisa de campo, levaram em consideração até quatro localizações distintas para a nova ponte e levantaram os pontos favoráveis e desfavoráveis de cada lugar.

Engenheiros e técnicos da empresa Azambuja Engenharia e Geotecnia também acompanharam por sete dias consecutivos, 24 horas por dia, o fluxo de veículos na Ponte de Ferro. Após o acompanhamento, verificou-se que diariamente transitam pela via em média 7.720 veículos, entre eles 7 veículos ultra pesados, os quais, devido a situação atual da ponte, não são indicados a circularem pela via. Neste sentido, semanalmente são cerca de 54 mil veículos que utilizam a Ponte de Ferro. Essa constatação parte do estudo realizado para analisar as condições atuais da estrutura, a qual anualmente recebe manutenção com o objetivo de preservar e evitar danos maiores.
Mais informações, acesse o site da Prefeitura de Feliz

Por que a nova ponte precisa ser construída?

A nova ponte será importante para melhorar o fluxo de veículos para quem transita em nossa cidade, facilitar o transporte de cargas, oferecer mais segurança aos usuários e benefícios econômicos ao município de Feliz. E o mais importante: seu uso garantirá a preservação da histórica Ponte de Ferro, declarada como patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul, e que merece aproveitar de sua aposentadoria depois de décadas de trabalho em prol do desenvolvimento de Feliz.

Onde ela vai ficar?

A nova ponte será construída ao lado da histórica Ponte de Ferro.

Como foi definido o local?

Foram realizados estudos técnicos de tráfego, hidráulicos e hidrológicos, ambientais, geológicos e geotécnicos, topográficos e batimétricos e pesquisa com a comunidade, de forma a garantir a melhor opção para a nossa cidade. Este trabalho teve o apoio da Universidade do Vale do Rio Sinos e da empresa Azambuja Engenharia e Geotecnia, além do corpo técnico da Prefeitura de Feliz. O local escolhido é também o que se torna financeiramente mais viável, visto ser o de menor extensão entre as margens do rio Caí, de menor impacto ambiental e onde não serão necessários recursos financeiros para o pagamento de desapropriações de terras e obras de infraestrutura volumosas, como abertura de ruas e pavimentações.

Como será a estrutura e qual vai ser a extensão?

Entre os dois pilares localizados um em cada margem, a nova ponte terá cerca de 50 metros. No total, serão aproximadamente 92 metros de extensão se somadas as cabeceiras. Além de duas pistas, estará equipada com ciclovia e área de circulação de pedestres.

Quanto vai custar?

O orçamento previsto para a nova ponte é de cerca de R$ 15 milhões, já incluídos todos os serviços e materiais necessários, inclusive organização do fluxo viário dos acessos, sinalização e paisagismo.

De onde vai sair o dinheiro?

O Município de Feliz encontrou uma operação de crédito bancário extremamente vantajosa que vai permitir o pagamento do valor captado em até 10 anos.

Quando tempo vai durar a obra?

A partir da ordem de início, a previsão é de que a obra se prolongue por cerca de 12 meses.

Quando a obra vai começar?

Com a apresentação do projeto, a Administração Municipal encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de Lei que busca autorização legislativa para a contratação da operação de crédito. Sendo a resposta positiva, o Executivo encaminha toda a documentação para avaliação junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Com parecer favorável do STN, o Município poderá contratar o financiamento junto à instituição financeira para realizar a licitação. A previsão é de que as obras possam começar ainda neste ano.

Com a nova ponte, a Ponte de Ferro vai ficar escondida?

De maneira nenhuma. O projeto da nova ponte foi elaborado de forma a respeitar a importância da centenária Ponte de Ferro, fazendo com que ela se valorize ainda mais no cenário urbano de Feliz.

O que vai acontecer com a Ponte de Ferro?

A proposta é que a Ponte de Ferro seja revitalizada, de forma que ela possa contribuir ainda mais com o crescimento do turismo na cidade de Feliz.