Notícias / Educação
Inscrições abertas para o Encceja
Veja os municípios que irão aplicar as provas
Publicado em 25/05/2023 às 08:12
Por Larissa Zinelli Lucero

As inscrições gratuitas para o Encceja 2023 seguem até o dia 2 de junho, no site enccejanacional.inep.gov.br/encceja O exame é destinado aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Para requerer o certificado de Ensino Fundamental é necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade na data da prova. Já para certificação no Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos completos. No Pará, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), alerta para o início das inscrições.
Provas - As provas do Encceja 2023 estão previstas para o dia 27 de agosto, nos turnos matutino e vespertino. A aplicação das provas, no turno matutino, terá início às 9h e se encerrará às 13h e, no turno vespertino, terá início às 15h30 e se encerrará às 20h30 (horário de Brasília-DF), em várias cidades do Rio Grande do Sul, confira os municípios que terão prova aplicada: CLIQUE AQUI
Na inscrição, o participante deverá informar o número do seu CPF, sua data de nascimento, e-mail e telefone para contato. Também será necessário indicar a unidade da federação e o município onde deseja realizar a prova, além do nível de ensino para o qual deseja a certificação.
O exame será constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. Para o Ensino Fundamental serão quatro provas objetivas que avaliarão os componentes curriculares de Ciências (Prova I); Matemática (Prova II); Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física (Prova III); e História, Geografia, Filosofia e Sociologia (Prova IV).
Para o Ensino Médio serão quatro provas objetivas que avaliarão os componentes curriculares de Química, Física e Biologia (Prova I); Matemática (Prova II); Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física (Prova III); e História, Geografia, Filosofia e Sociologia (Prova IV).