Notícias / Educação
Educação promove formação sobre as relações étnico - raciais
O encontro promoveu a reflexão sobre temas e conceitos relacionados às questões étnico-raciais
Publicado em 18/09/2023 às 08:19
Por ASCOM

No dia 30 de agosto, todos os servidores da Educação de Feliz participaram de uma formação sobre a temática das Relações Étnico-Raciais, conduzida pela assessora em Educação de Direitos Humanos e Relações Étnicos Raciais da SMED de Porto Alegre, Patrícia da Silva Pereira. Na ocasião, também esteve presente a professora Ivanize Honorato, coordenadora do NEABI, Núcleo de Estudos Afro brasileiros e Indígenas do IFRS. Também estiveram presentes na formação, integrantes de Ilê Obá, da Roça de Candomblé da cidade de Feliz.

O encontro promoveu a reflexão sobre temas e conceitos relacionados às questões étnico-raciais, reforçando a necessidade de uma Educação antirracista no currículo e na prática escolar. Patrícia apresentou ao grupo várias informações sobre a ‘Sabedoria de Terreiro na Escola: intersecções e possibilidades pedagógicas’. Contextualizou e trouxe diversos exemplos de como a cultura local, regional e nacional foi constituída pela diversidade étnica e da importância de todas poderem se expressar, bem como, da necessidade de se conhecer e estudar a cultura de cada etnia presente na comunidade.
As abordagens foram embasadas nas leis vigentes e destacou-se pontos como: as afro-religiosidades na educação, a cosmo visão negro-africana, o cuidado com a temática da alimentação de cada etnia, a cura pela natureza, a arte com o corpo negro-africano, educação musical, o uso de adereços característicos entre outros.
Durante a formação, Patrícia relembrou a todos os presentes, que se espera de cada cidadão, ‘comprometimento social’. E que nas escolas, muito além do conhecimento científico e pedagógico, se atue para que o jeito de ser, viver e pensar dos grupos humanos com suas raízes mais genuínas seja respeitado e incluído em atividades sistemáticas, desde a educação infantil até o ensino superior.
No encontro de Formação Continuada - Educamorfose, destinado ao grupo de professores da Educação Infantil, do mês de abril, foram abordados os temas Contemporâneos Transversais Cultura Afro, Afro- brasileira e Indígena. Na ocasião, foram apresentadas e analisadas obras literárias que podem auxiliar na abordagem pedagógica dos referentes temas. Também foram visualizados alguns links de vídeos referentes às temáticas em pauta para apoiar os professores no processo pedagógico junto às crianças.
Esse tipo de encontros de estudos é realizado regularmente, para ampliar o conhecimento sobre estas temáticas e dar suporte aos novos professores que ingressam na rede municipal.
Para a Secretária de Educação e Desporto, Josileni Hahn Tomazi, a Escola Pública tem o dever de elaborar propostas pedagógicas que valorizem as diversas culturas. Como muito bem nos colocou a Patrícia, precisamos respeitar todos os conhecimentos construídos historicamente. Precisamos entender que existem diversas formas de sentir, agir, pensar e viver e que, para conhecer a nossa própria história, precisamos respeitar a história do outro.