Notícias / Educação
Alunos do Jardim ao 5º ano têm aulas de música
Publicado em 15/11/2023 às 11:34
Por ASCOM

Desde o ano passado, a música é um componente curricular obrigatório na rede municipal de Feliz. Durante um período por semana, todas as turminhas do Jardim A e B da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental têm aula de música.
Enquanto os pequenos são introduzidos à musicalidade por meio do canto, jogos e brincadeiras, as crianças do 1º ao 3º ano já começam a ter noção de percussão também. Já os alunos do 4º e 5º ano são introduzidos à flauta doce e aprendem a conhecer outros instrumentos, ritmos e também notas musicais.
Atualmente, o ensino de música é ministrado pelos professores César Augusto Lopes, Fábio Neis e Rosângela dos Santos, sendo parte do currículo de 293 crianças da pré-escola e de 380 estudantes do 1° ao 5° ano.
Para os professores da disciplina, a música desempenha um papel primordial na educação das crianças. “Distintas áreas do conhecimento podem ser estimuladas com a prática da musicalização, pois ela atende diferentes aspectos do indivíduo, desde o físico, o mental, o social até o emocional e o espiritual”, observa o professor Fábio Neis. Ele acrescenta que a musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo a sensibilidade, a criatividade, a noção rítmica, o prazer pela audição musical, além de desenvolver a imaginação, a concentração, estimular o respeito ao próximo, a socialização e a afetividade.
“A experiência vivida com o ensino da música aqui no município tem mostrado o quanto a música é encantadora e fascinante para os alunos, pois existe uma curiosidade constante pelo fazer musical, pelos instrumentos e suas sonoridades”, observa a professora Rosângela dos Santos. Ela destaca que a música é uma atividade muito prazerosa, onde os alunos exercem sua criatividade, se expressam através da voz, do corpo, criam, tocam, dançam, desenvolvem a concentração, o senso crítico, socializam e divertem-se aprendendo.
Professor de música com menos tempo de casa, César Augusto diz que, para ele, ensinar música é despertar nos alunos interesse pelo fazer música, seja cantando, tocando ou ouvindo. “A música desperta a sensibilidade, o gosto musical, demonstra a importância da escuta, de identificar e compreender sons, ritmos e diferentes formas de expressão. É desenvolver a habilidade musical de cada aluno. Todos têm seus talentos, e no ensino de música eles são revelados”, acredita.
“Quando reorganizamos o currículo, no final de 2021 e início de 2022, avaliamos que a música é muito importante para o desenvolvimento da criança como um todo. Ela contribui para a integração da sensibilidade e da razão, colabora com a comunicação, expressão corporal e socialização, estimula a concentração e a memória, além de ser uma ótima forma para as crianças brincarem e se divertirem. Por isso, introduzimos as aulas de música, e estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até aqui”, comenta a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Vani Zimmermann.
Alunos podem participar das bandas marciais como atividade complementar

Além das aulas de música no currículo, a Secretaria Municipal de Educação e Desporto também oferece a oportunidade de participar das bandas marciais das escolas municipais. “Temos hoje duas bandas: a da escola Alfredo Spier, que já tem uma longa caminhada, e a da Cônego Alberto Schwade, que foi fundada em 2022”, menciona Vani.
Conforme explica, ambas as bandas marciais utilizam instrumentos como caixas, pratos, surdos, meia lua, bumbo, escaleta, tarol e xilofone, que são adquiridos pela Municipalidade. “As aulas ocorrem nas quintas-feiras, depois da aula, e os interessados podem ficar direto na escola para participar da banda marcial”, detalha Vani.
1º Encontro de Bandas Marciais de Feliz
Um grande evento já está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Feliz para as bandas durante o Natal de Reencontros. É o 1º Encontro de Bandas Marciais de Feliz, que se realizará no dia 8 de dezembro, às 19h, no Parque Municipal.
As bandas marciais interessadas em participar podem se inscrever pelo link https://forms.gle/NhkRq9Mu82zNHHEXA
Conforme a secretária da pasta, Josileni Hahn Tomazi, esse será um momento de valorização da cultura musical, de integração entre as bandas e também uma oportunidade de apresentarem seu repertório ao público.
Mais informações pelo Whats (51) 99827-0251, com o professor Fábio Neis.