Programa Nacional de Transparência Pública - Qualidade em Transparência Ouro 2023 - Sistema Tribunais de Contas

Notícias / Educação

Educamorfose transforma o fazer pedagógico dos professores da educação infantil

Publicado em 17/11/2023 às 15:04

Por ASCOM

Às vésperas do último encontro do ano do projeto Educamorfose, a avaliação da equipe pedagógica do município não poderia ser melhor e mais satisfatória. O projeto da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) vem inovando e transformando a educação infantil.

 

Com encontros de quatro horas por mês entre os professores das mesmas turmas - do Berçário I e II, Maternal I e II e Jardim A e B -, o projeto visa o desenvolvimento infantil e a organização estrutural das escolas, ampliando os conhecimentos, promovendo a reflexão sobre a prática pedagógica e a troca de experiências e de ideias.

 

O Educamorfose surgiu em 2021, durante a pandemia, mas foi reestruturado em 2022 para o formato que tem hoje, sendo nominado atualmente como Educamorfose II Re-criar-se. ‘O projeto é um sucesso!’, enaltece a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Greice Finger. ‘Esses encontros permitem uma troca muito grande entre toda a equipe, onde o professor pode expor seus acertos e também suas angústias. É muito bom ter esse ‘momento nosso’ para estudar, trocar ideias e crescer juntas’, comenta.

 

Para ela, o brilho no olhar das professoras demonstra o quanto o projeto vem dando resultados positivos. ‘Eu vejo nas paredes, nas salas, nas imagens publicadas, que aquilo que estamos propondo está realmente acontecendo lá na escola, melhorando a educação do nosso município. Da mesma forma, o brilho no olhar das crianças mostra que estamos, juntos, fazendo um trabalho bem feito’, acredita a coordenadora.

 

Secretária da pasta, Josileni Hahn Tomazi também enaltece o projeto. ‘O Educamorfose foi inspirado no processo de metamorfose. A educação infantil passou por grandiosas mudanças nos últimos anos, e deixou- se de ter um entendimento da escola como espaço para pais deixarem seus filhos enquanto trabalham, para o entendimento de que a infância e as experiências vividas nela são essenciais para o desenvolvimento integral das pessoas. É uma das etapas mais importantes, de acordo com vários estudiosos. O Educamorfose propõe aprender, desaprender e aprender novamente para que o cotidiano das escolas de educação infantil de nosso município seja repleto de aprendizagens significativas na primeira infância’, ressalta a secretária.

Educamorfose transforma o fazer pedagógico dos professores da educação infantil
Educamorfose transforma o fazer pedagógico dos professores da educação infantil

Principais temas do Educamorfose II Re-criar-se de 2023

- Março - A importância da arte plástica na educação infantil.

 

- Abril - Rotinas, projetos e planejamento: a importância da organização do fazer pedagógico na escola da infância. Como a cultura indígena e cultura Afro fazem parte do cotidiano infantil?

 

- Maio - Narrativas descritivas: como contamos aos pais o que as crianças experenciam na escola?

 

- Junho - Ampliando saberes: visita das professoras nas escolas municipais para conhecer propostas e dividir experiências.

 

- Agosto - Compartilhando propostas: o que fazem as turmas das EMEIS?

 

- Setembro/Outubro - Narrativas Descritivas: seleção de fotos, materiais e formas de escrita.

 

- Novembro: Documentação pedagógica: precisamos estudar para saber mais sobre isso.

Educamorfose transforma o fazer pedagógico dos professores da educação infantil
Educamorfose transforma o fazer pedagógico dos professores da educação infantil
Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.