Notícias / Saúde
Quadro de agentes de saúde está completo
Publicado em 06/12/2023 às 18:21
Por ASCOM
Depois de muito tempo com áreas do município descobertas pela falta de agentes comunitários de saúde (ACS), agora o time está completo. A novidade é de grande relevância tanto para a Secretaria Municipal de Saúde, quanto para a população.
Conforme a secretária de Saúde Caroline Mortari, as agentes comunitárias de saúde são um elo importante entre a equipe da saúde e as famílias. ‘Elas que conhecem as realidades de cada família da sua área e que detêm informações sobre as diferentes realidades. Elas são os ‘nossos olhos’ lá na comunidade. Desde sempre, quando precisamos saber mais sobre alguma situação ou determinado paciente, é a elas que recorremos’, diz a secretária da Saúde, Caroline Mortari, animada com sua equipe completa.
Conforme explica, a profissão de agente de saúde vem se transformando muito nos últimos anos. ‘No município, começou como Programa de Agentes de Saúde (PACS) há mais de vinte anos. Naquela época, eram selecionadas pessoas da comunidade que tivessem interesse em trabalhar na área, sem exigir escolaridade ou qualquer outro requisito. Hoje o cenário é completamente diferente. Para exercer a função de agente comunitário é necessário ter o nível médio completo e conhecimentos básicos de informática. Inclusive, existe um movimento na esfera nacional para que os agentes comunitários sejam considerados profissionais de nível técnico’, lembra a secretária, acrescentando que eles também já são considerados profissionais de saúde.
Outra questão importante em relação aos agentes comunitários é o vínculo de trabalho. ‘Anteriormente, todas as contratações eram realizadas por meio de contratos temporários, o que gerava muita incerteza. Ao longo do tempo, a forma de contratação também foi mudando. O Município optou por fazer concurso público, o que trouxe estabilidade para o cargo, que para o desenvolvimento do trabalho é extremamente importante. Contudo, em função das exigências, além do salário que era pouco atrativo, muitas agentes foram se aposentando ou se exonerando do cargo, e por muito tempo muitas microáreas ficaram descobertas. Recentemente, a Prefeitura realizou concursos públicos - um em 2022 e outro em 2023 -, e com isso conseguimos completar o quadro’, enaltece.
Novo mapeamento e mais agentes
Com o aumento da população, as equipes de saúde estavam saturadas e as poucas agentes contratadas já não eram mais suficientes para a continuidade e efetividade do trabalho. ‘Fizemos todo um remapeamento das áreas do município em 2021, o que resultou na ampliação de duas equipes de Saúde da Família, e aumentamos de 27 para 31 o número de agentes comunitárias habilitadas para cobrir todas as áreas remapeadas’, comemora Caroline, revelando que a profissão também ficou mais atraente.
Vencidos os trâmites burocráticos de chamamento e contratação, todas as 31 agentes estão atuando em suas áreas. ‘Isso é muito bom para nosso município e para o fluxo do nosso trabalho. Podemos contar com elas nas mais diferentes atividades, e elas também são responsáveis por manter todo o banco de dados da Secretaria Municipal da Saúde atualizado, principalmente no que diz respeito ao cadastro dos moradores. Além disso, são um importante contato das famílias para as mais diversas demandas’, enfatiza Caroline.