Programa Nacional de Transparência Pública - Qualidade em Transparência Ouro 2023 - Sistema Tribunais de Contas

Notícias / Cultura

Município repassa recursos para reforma do traje do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Feliz

Publicado em 07/12/2023 às 17:06

Por ASCOM

A Prefeitura de Feliz assinou termo de fomento com o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Feliz, instrumento que tem por objetivo o repasse financeiro do valor de R$ 17,2 mil. O montante será utilizado para manutenção e preservação da qualidade do traje típico do grupo, que acompanha os integrantes há 11 anos.

A proposta surgiu pela necessidade de reforma do traje Schliersee-DE, lançado em 2012, a fim de preservar e promover o nível das apresentações do grupo, com foco e respeito à cultura da dança folclórica alemã. O modelo é o quinto na história da entidade, que inclusive foi utilizado em apresentação na Oktoberfest de Munique, em 2014. São 11 pares de trajes (masculino e feminino). Os itens que serão reformados compõem a formação original do traje da cidade de Schliersee, que ainda é utilizado para festividades e eventos religiosos nessa cidade alemã, conforme pode ser acompanhado pelo grupo na viagem no ano de 2018.

Conforme avaliação do prefeito Junior Freiberger, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Feliz desempenha um papel crucial na promoção e na celebração de nossa rica herança cultural alemã. ‘Suas apresentações não apenas encantam e emocionam, mas também perpetuam a história e os costumes de nossos antepassados, transmitindo esse legado às gerações futuras’, ressalta.

O investimento na reforma dos trajes utilizados pelo grupo não só renova o aspecto visual das peças, mas também fortalece o orgulho de pertencimento à nossa história. ‘A cultura é um pilar essencial do desenvolvimento de uma sociedade e, ao apoiarmos grupos como o de Danças Folclóricas Alemãs, estamos investindo no fortalecimento do nosso papel social e no estímulo à expressão artística’, completa.