Notícias / Geral
Prefeitura concede incentivos para transferência da marca Santo Brilho para a cidade de Feliz
Publicado em 21/12/2023 às 11:41
Por ASCOM

Foi assinado nesta quarta-feira, 20 de dezembro, o documento que formaliza o incentivo do poder público para a empresa Maria Helena Hahn Ltda, proprietária da marca Santo Brilho, que irá transferir sua planta industrial de Bom Princípio para a cidade de Feliz. Estiveram presentes no ato de assinatura do termo o prefeito Junior Freiberger, o secretário de desenvolvimento Volmir Francisco Weber os sócios proprietários da empresa, Maria Helena, Regis e Vanessa Hahn e o proprietário do prédio onde a empresa será instalada, Leandro Weber.
O incentivo consiste na subvenção financeira de R$ 15 mil mensais, pelo período de 48 meses, para custeio parcial do aluguel de um pavilhão localizado na esquina da rua Carlos Leopoldo Luft com a rua Willibaldo Tempass. Conforme o secretário de Desenvolvimento Volmir Francisco Weber, que esteve à frente das tratativas, o referido pavilhão tem a metragem adequada para realização das atividades da empresa, que no presente momento busca aumentar sua capacidade produtiva, com produtos com maior giro de mercado.
Conforme Volmir, a empresa lança novos produtos a cada bimestre e vem se concentrando em atender grandes redes comerciais, além das pequenas e médias empresas varejistas. “Por estes fatores, torna-se viável a concessão do incentivo econômico”, avalia o secretário.
Conforme a proposta apresentada, a empresa pretende transferir integralmente suas operações para o município de Feliz devido às limitações físicas das atuais instalações, que impedem a produção de itens com maior giro de mercado. Logo, necessita de um pavilhão mais amplo, considerando ainda que a empresa tem projeção de crescimento de, em média, 20% ao ano, além de uma potencial ampliação das vendas junto às grandes redes comerciais.
Como contrapartida em razão dos incentivos concedidos, a empresa compromete-se em permanecer instalada no município de Feliz por um período mínimo de 8 anos, dar preferência para absorção de mão de obra local, manter no mínimo 28 empregos diretos a partir do ano de 2024, e gerar um faturamento crescente nos próximos anos.
Na avaliação do prefeito Junior Freiberger, a atração de empresas e o apoio à expansão de empreendimentos locais são ações e investimentos públicos que visam à promoção do desenvolvimento socioeconômico e ao aumento, a médio e longo prazo, da arrecadação municipal. “O suporte a essa empresa terá um impacto significativo na economia local, de modo a gerar empregos e renda, além de fortalecer a arrecadação municipal, circulação de capital, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico de Feliz”, considera o prefeito.
O incentivo econômico oportunizado pela Prefeitura de Feliz está previsto no art. 5º, inciso II, da Lei Municipal nº 4.107/2022, que “Autoriza o Poder Executivo a conceder incentivos às empresas instaladas ou que venham a se instalar no Município de Feliz, e dá outras providências”. A concessão do incentivo também passou pela deliberação e aprovação prévia da Comissão de Análise das Concessões de Incentivos a Empresas.