Notícias / Geral
COMDICA de Feliz recebe projetos de entidades para destinação de recursos
Publicado em 28/02/2024 às 16:51
Por ASCOM - Gabriele Leticia Ledur
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Feliz (COMDICA) está atualmente recebendo projetos das entidades cadastradas no Conselho interessadas em obter recursos para a implementação de ações voltadas à proteção integral à criança e ao adolescente.
O total de recursos disponibilizado para parcerias neste edital será de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), provenientes do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente destinados a projetos para obtenção de recursos para a implementação de ações voltadas à proteção integral à criança e ao adolescente.
As entidades cadastradas até o momento no COMDICA são a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da Feliz (APAE), Grupo Escoteiro Phoenix, Fundação Projeto Pescar, Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (RENAPSI), Ile Oba Koso Ase Ogunja Agada, Associação Cultural de Feliz e o Centro de Tradições Gaúchas Rancho Feliz.
Não há número mínimo, nem máximo, de projetos a serem aprovados por instituição. No entanto, será beneficiado um projeto por instituição, dentre os projetos aprovados. Os projetos precisam estar alinhados com as diretrizes estabelecidas pelo COMDICA, focando em ações preventivas e/ou protetivas, fortalecimento do trabalho em rede e parcerias, ações integradas nas áreas da educação, saúde e assistência social, além da promoção de atividades relacionadas ao esporte, cultura e lazer.
Além disso, o COMDICA destaca a opção da chancela, na qual os proponentes dos projetos, após a aprovação, poderão buscar recursos junto as empresas do município - através da doação do Imposto de Renda devido - para a execução de suas iniciativas, fomentando parcerias e engajamento da comunidade empresarial nas causas de proteção à infância e adolescência.
O prazo para o cadastramento dos projetos se estende até o dia 9 de março, e a seleção será realizada por uma comissão avaliadora designada pelo COMDICA. As entidades receberão os recursos orçamentários e financeiros necessários para a execução dos projetos aprovados. A expectativa é de que os projetos apresentados tragam impactos positivos e promovam o bem-estar das crianças e adolescentes da comunidade.
O COMDICA reitera ainda que o credenciamento de entidades não governamentais que atuam com crianças e adolescentes é obrigatória e pode ser realizado a qualquer momento, durante o ano todo.