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Robótica é novidade nas escolas municipais

Publicado em 28/03/2024 às 11:33

Por ASCOM

Robótica é novidade nas escolas municipais
Robótica é novidade nas escolas municipais

Como forma de oportunizar mais inovação no ambiente escolar e um aprendizado aliado a tecnologia, o ano letivo iniciou com uma grande novidade nas escolas municipais de Feliz: o Programa de Educação Tecnológica em Robótica Educacional - ROBOEDUCAR.

 

A robótica é uma área de estudo e trabalho com robôs e programação, e será oferecida inicialmente para as turmas de 1º ao 5º das escolas Alfredo Spier, Cônego Alberto Schwade e Conselheiro João Braun. No total, serão 21 turmas, 400 alunos, que contarão com aulas presenciais de 1h30min quinzenais, para cada turma separadamente.

 

Maravilhada com a inclusão desta novidade nas escolas municipais, a secretária de Educação e Desporto, Josileni Hahn Tomazi diz que a robótica é uma área interdisciplinar que convida as crianças a refletirem sobre situações do cotidiano, utilizando a tecnologia na busca por soluções. ‘As competências e habilidades a serem conquistadas em cada etapa de ensino são desenvolvidas através de uma metodologia ativa’, observa.

 

Josileni revela que um estudo realizado com 2.500 alunos pelo SESI ilustra o impacto positivo no processo de aprendizado. ‘Houve ganhos de desempenho de 6,4% em Matemática, de 5% em Ciências Humanas e Sociais e 4,5% em Linguagem na comparação com estudantes que não têm a robótica na grade curricular’, compara.

 

Ela ressalta ainda que a robótica está muito mais próxima da vida das pessoas do que é possível imaginar. ‘Cada eletrodoméstico ou aparelho eletrônico tem o seu lado robô. As máquinas - cada vez mais automatizadas - facilitam a vida das pessoas em casa e no trabalho’, destaca.

Ampla oportunidade de aprendizado

Os materiais oferecidos nos kits tecnológicos são produzidos pela Lego Education. As crianças aprendem através de um sistema de aprendizagem prático, intuitivo, inclusivo e altamente adaptável. O sistema prepara as habilidades das crianças para o futuro e torna-os aprendizes confiantes ao longo da vida, dando-lhes possibilidades ilimitadas de aprendizagem lúdica e prática.

 

A robótica exercita também a curiosidade intelectual e recorre à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas. ‘Tudo para alavancar e aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico nas diversas áreas do conhecimento’, completa a secretária.

 

Muito mais do que a construção de máquinas e robôs, a robótica educacional incentiva os alunos a refletirem sobre problemas do dia a dia e sobre como a tecnologia pode ser usada a seu favor, para então estudar e aplicar conceitos de diferentes áreas do ensino e criar possíveis soluções.

Para tirar a robótica do papel, foram contratados profissionais capacitados e o Município investiu também na compra de kits e materiais didáticos no valor de R$ R$357.363,90, adquiridos por meio de Pregão Eletrônico.

 

O projeto teve início agora em março, tendo previsão de execução em 2024 e 2025. Futuramente, poderá ser ampliado tanto para a Educação Infantil como para os anos finais do Ensino Fundamental, após avaliação e monitoramento do desenvolvimento no grupo dos anos iniciais.

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