Programa Nacional de Transparência Pública - Qualidade em Transparência Ouro 2023 - Sistema Tribunais de Contas

Notícias / Geral

Educação especial: mais de 130 crianças têm necessidade de atendimento especializado

Publicado em 02/04/2024 às 18:02

Por ASCOM

Do total de 1259 crianças e estudantes matriculadas nas oito instituições de ensino municipais, 75 crianças da Educação Infantil e 59 alunos no Ensino Fundamental possuem alguma necessidade educativa especial, de acordo com dados de 2023.

Essa necessidade pode estar vinculada a um diagnóstico, já possuir laudo - o que é a situação de 40% das crianças/estudantes - ou estar em fase de acompanhamento e avaliação. É importante ressaltar que muitas crianças também recebem acompanhamento psicológico ou de psicopedagogia por terem dificuldades de aprendizagem, muitas vezes relacionadas a questões emocionais, sociais ou de interação, mas que requerem uma atenção especializada.

Além disso, muitos alunos também recebem atendimento especializado nas instituições conveniadas com o Município e, uma parcela, de acordo com o interesse e possibilidades da família, é atendida de forma particular ou através de planos de saúde. Mas o apoio e ações para inclusão se dão também de diversas outras maneiras.

Um dos convênios mantidos pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) é com a APAE, que atende atualmente 37 crianças/estudantes em psicologia, psicopedagogia, neurologia, terapia ocupacional, psiquiatria, entre outros. Além disso, 12 jovens possuem matrícula no APAE EJA.

Também foram ampliados os serviços já existentes. O número total de vagas para atendimento na APAE aumentou 17%, passando de 30 vagas em 2019 para 49 vagas em 2023. Outro ponto a ser destacado é a parceria com a Secretaria de Saúde e também de Desenvolvimento, na busca de atendimento para as crianças com necessidades educativas especiais.

O Município também participa do Programa Te Acolhe, iniciativa do Governo Estadual que é desenvolvida no Município e região pela APAE e que dá atenção às pessoas com transtorno do espectro autista. Ainda, a SMED também está firmando convênio com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Caí (CISCAÍ), pelo qual ofertará 42 consultas de psicologia e 30 consultas de psicopedagogia semanais.

Além de todo atendimento aos alunos da rede municipal, os convênios atendem ainda as crianças e estudantes matriculados nas escolas estaduais do município.

Educação inclusiva para todos

Desde 2016, através da Resolução 02/2016 do Conselho Municipal de Educação, o Município vem buscando organizar o atendimento das crianças/estudantes portadores de deficiências, transtornos de desenvolvimento ou superdotação.

Conforme destaca Josileni Hahn Tomazi, secretária municipal de Educação e Desporto, a escola pública tem o dever de garantir a educação inclusiva e de pensar e repensar o significado dessa expressão. ‘É necessário ter clareza de que o principal objetivo da escola é garantir a aprendizagem. É importante perceber a interdependência entre ensinar e aprender. Para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça, é necessário que um sujeito tenha desejo de aprender e que outro intermedeie a relação’. observa.

A secretária ressalta que a escola tem o desafio de conhecer a individualidade de cada criança e adolescente, para encontrar elementos que despertem o desejo por aprender.

Atualmente, a rede municipal conta com duas professoras especializadas na área da educação especial. Cada uma possui 20 horas semanais, sendo que uma atua nas escolas de educação infantil e a outra nas escolas de ensino fundamental. ‘Contamos ainda com cerca de 30 auxiliares de ensino que atuam nas turmas, juntamente com a professora do ensino regular, com crianças e estudantes com necessidades educativas especiais", completa Josileni.

Ela explica que a ação pedagógica é planejada de forma a suprir as necessidades educacionais de cada estudante, criando condições que proporcionem e favoreçam a sua aprendizagem, em parceria com o professor de educação especial, o professor da sala de aula regular, a equipe diretiva, a coordenação pedagógica e, sempre que necessário, com a família e os demais profissionais que atendam o estudante.

‘O Plano Educacional Individualizado - PEI - é elaborado a partir das diferentes formas de ensinar e avaliar, bem como dos conteúdos a serem ministrados, considerando o espaço/tempo para que ocorra a aprendizagem. Os professores, juntamente com a equipe, definem habilidades, competências, conteúdos, critérios e procedimentos de avaliação, atividades e metodologias para atender às diferenças individuais dos estudantes’, informa a secretária.

Um Centro de Atendimento Educacional Especializado

A Educação Especial recebeu um cuidado exclusivo na atual administração. A grande inovação será o Centro de Atendimento Educacional Especializado - CAEE Feliz - que deverá estar pronto no mês de julho.

O espaço será especializado no atendimento de crianças e adolescentes com necessidade de apoio especializado para desenvolver-se de forma integral. O CAEE está sendo projetado exclusivamente para educandos da Pré-Escola e do Ensino Fundamental, tendo salas específicas para atendimento psicológico, psicopedagógico, fonoaudiológico e atividades multidisciplinares.

Nesta gestão também foi elaborado o Documento Orientador Municipal, construído pela SMED em parceria com uma assessoria especializada. O objetivo é qualificar o acesso e permanência das crianças com necessidades educativas especiais nas escolas da rede municipal.

Proposta pedagógica, avaliação dos estudantes, atendimento especializado, tempo de permanência na escola e outros elementos do cotidiano são abordados no documento para orientar as escolas para receber esses estudantes da melhor forma possível.