Publicado em 16/04/2024 às 11:36

Por ASCOM

Município dedica esforços em favor da causa animal

Em um mundo onde a empatia e a preocupação com outras formas de vida se tornam cada vez mais pertinentes, o município de Feliz tem se empenhado na promoção de iniciativas em prol da causa animal. Desde 2021, diversas ações de conscientização têm sido implementadas para garantir o bem-estar e a proteção dos animais.

A criação do Departamento de Proteção Animal, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, permitiu que a Prefeitura concentrasse esforços em ações específicas. Protetores e representantes de entidades da causa animal foram convidados a participar das discussões, o que culminou com uma legislação municipal específica em defesa dos animais domésticos. Assim, a causa animal ganhou força e vem recebendo apoio e recursos financeiros do poder público.

Confira as principais ações desenvolvidas desde 2021, após a estruturação do departamento:

- Realização de vistorias e verificação de denúncias.

- Disponibilização do Parque Municipal para realização de brechós e feiras em prol da causa animal.

- Diálogo com as entidades representativas.

- Campanhas de adoção.

- Palestras junto à comunidade.

- Criação de espaço voltado à proteção animal no site da Prefeitura para divulgação das listas de adoção e políticas instituídas.

- Realização da Semana do Bem-estar Animal, em parceria com protetores e entidades.

- Contrato de patrocínio com a Associação de Proteção e Bem-Estar Animal Patas do Vale, para realização do Pets Park Day, evento beneficente em favor da causa animal no Parque de Feliz.

Além disso, foi criado e regulamentado o Programa de Castração Gratuita de Animais Domésticos para famílias de baixa renda, cães e gatos abandonados e que se encontram em lares temporários. A iniciativa, que visa controlar a superpopulação e prevenir o surgimento de novos casos de abandono, recebeu recurso de R$ 75 mil em três anos e já foram castrados 340 cães e gatos. Em 2024, estão previstos mais R$ 30 mil para este programa, que também promove a saúde e o bem-estar dos animais, reduzindo a incidência de doenças e comportamentos agressivos.

Município dedica esforços em favor da causa animal

Na avaliação do prefeito Junior Freiberger, as iniciativas executadas eram um compromisso do plano de governo da atual gestão, de dar uma maior atenção a causa. “Sabemos que muitas vezes o guarda-chuva do Município não consegue atender sozinho todas as demandas da causa animal. Mas é assim também na nossa Saúde, Educação, Agricultura, Economia e Infraestrutura”, analisa o prefeito. “Mas o que não nos falta é o empenho para ampliar cada vez mais as ações em todas as áreas, inclusive para nossos amigos de quatro patas”, completa o gestor.

Neste ano, o 2º Pets Park Day está previsto para ser realizado em 5 de maio, como evento de integrante da programação de aniversário de 65 anos de Feliz.