Notícias / Obras

Município realiza desassoreamento no leito dos arroios Cará e Vale do Lobo

Publicado em 23/04/2024 às 11:41

Município realiza desassoreamento no leito dos arroios Cará e Vale do Lobo

Após as enxurradas que assolaram o município de Feliz em 2023, a comunidade local enfrentou desafios significativos. Entre as principais preocupações, estava a necessidade de desassorear os arroios do município, em especial os que apresentaram vazão acima do esperado.

Esses cursos d’água foram obstruídos e prejudicados pelo acúmulo de sedimentos, representando uma ameaça para a população e o meio ambiente. Por esse motivo, ao longo das últimas semanas, e de posse das licenças ambientais necessárias, a Prefeitura de Feliz realizou os serviços de desassoreamento no arroio Cará e no arroio Vale do Lobo, ao longo de parte de seus cursos no bairro São Roque e Vale do Lobo, respectivamente.

O desassoreamento dos arroios desempenha um papel crucial na preservação ambiental e na proteção das comunidades contra inundações. A remoção dos sedimentos acumulados restaura a capacidade de escoamento dos arroios, reduzindo o risco de transbordamentos e alagamentos durante períodos de chuvas intensas.

Além disso, os arroios são habitats naturais para uma variedade de espécies aquáticas. O acúmulo de sedimentos pode comprometer a qualidade da água e afetar negativamente a vida selvagem local. Por isso, o desassoreamento é essencial também para manter a biodiversidade aquática e garantir um ecossistema saudável para as espécies que dependem desses arroios para sobreviver.

O município também está em busca das licenças ambientais necessárias para o desassoreamento de outros arroios de Feliz que também demandam intervenção similar, como o arroio do Hermes, em Vale do Hermes, e o arroio Canto Dewes, em Arroio Feliz.