Defesa Civil atualiza informações sobre estado de alerta na Feliz

Publicado em 30/04/2024 às 08:19

Defesa Civil atualiza informações sobre estado de a na Feliz

Desde a tarde de segunda-feira, 29 de abril, a Defesa Civil do Município de Feliz está em alerta em virtude dos altos índices pluviométricos registrados na cidade. Na manhã desta terça-feira, 30 de abril, o prefeito Junior Freiberger e o coordenador da Defesa Civil Claudinei Stürmer trouxeram informações atualizadas sobre a situação no município.

Durante a madrugada, ocorreu expressiva elevação do nível do rio Caí. Às 22h, o nível estava em 4,65 metros. Nesta manhã, às 8h, o painel de medições registrava a cota de 7,30 metros. A partir dos 7 metros o município entra em estado de alerta. A cota de inundação ocorre a partir dos 9 metros.

As demandas tendem a aumentar a partir da cota de alerta, pois começam a ocorrer bloqueios em vias de circulação. ‘Pedimos que nos acompanhem nas redes sociais e meios de comunicação, onde são divulgadas as informações do nível do rio e telefones de contato para emergência’, ressalta o coordenador. ‘Se um profissional da Defesa Civil pedir que uma casa seja evacuada, confie nele e nas orientações’, complementa.

Conforme o prefeito Junior Freiberger, as equipes e maquinário da Secretaria Municipal de Infraestrutura também estão de prontidão e já atuando nas demandas que tem surgido desde ontem. Como medida de precaução, as aulas da rede municipal, estadual, federal e privada estão canceladas nesta terça-feira. As escolas de educação infantil também estarão fechadas. Equipes de saúde também permanecem de prontidão para os atendimentos. ‘As decisões que tomamos são feitas com base em dados e alertas emitidos por órgãos de monitoramento’, destaca.

A previsão do tempo para toda a semana traz um volume ainda mais elevado de chuva para a região. Por isso, segue o alerta para possibilidade de enchente e inundações. Em caso de emergência, os telefones de contato são o (51) 3637 1500, (51) 3637 4298, (51) 9 9949 0756 e o 193.