Notícias / Assistência Social
Mais 26 jovens se formaram pelo projeto Construindo Futuros
Publicado em 27/12/2024 às 11:24
Por ASCOM
O dia 13 de dezembro ficará marcado na memória dos 26 jovens felizenses que concluíram o curso do projeto Construindo Futuros. A iniciativa da Prefeitura Municipal de Feliz tem a parceria com empresas locais, e neste mês formou a quarta turma do projeto.
Com o objetivo de incentivar a formação de jovens, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social, para tornarem-se aptos a ingressarem no mercado de trabalho, o projeto atende também à demanda das empresas decorrentes da Lei nº 10.097/2000, lei da aprendizagem. É bom para as empresas, é bom para os estudantes.
É o que relata a jovem Jade Emily Sousa da Silva, de 18 anos, que concluiu o curso agora em dezembro. Ela se inscreveu no projeto e começou a participar em fevereiro deste ano. Conforme explica, o Construindo Futuros a ajudou a entender o mercado de trabalho. “Eu já tinha feito outros cursos, mas nada comparável a esse. Abri minha própria empresa de doces neste ano, e com tudo que eu aprendi no projeto em relação a marketing, finanças, administração, logística e mercado, consigo atuar como uma profissional melhor e já empreender por conta própria, colocando em ação o que aprendi no curso”, elogia a jovem empresária.
Sua colega Gabrielle Petter Hermes, 18, também elogia o projeto. “Para mim foi uma grande oportunidade fazer parte do Construindo Futuros. Ele é muito bom, pois profissionaliza os jovens na área administrativa como um todo. Minha turma teve uma grande mudança, aprendemos a melhorar nosso vocabulário de modo mais formal, lidamos com imprevistos, aprendemos não só a pensar, como também agir de maneira rápida diante a um problema desafiador”, detalha.
Gabrielle diz que muitos demonstraram evolução em apresentações para o público, mantendo postura e voz coerente ao explicar seus trabalhos e ideias. “Fomos influenciados diariamente a nos transformar em pessoas proativas, mantendo sempre em primeiro lugar a responsabilidade e eficiência”, diz, acrescentando que muitas vezes tiveram desafios para cumprir.
A aluna comenta ainda que três alunos da turma competiram no Grande Prix Senai, onde várias equipes foram colocadas diante de um problema industrial. “O desafio foi criar uma solução para ele, e os alunos escolhidos tiraram o segundo lugar nessa competição, provando que a qualidade do ensinamento que o projeto aplica é de qualidade”, enaltece. Para ela, grande parte do desenvolvimento no projeto foi graças à professora do Senai Elisabete Schwanck, e à psicóloga e orientadora social Caroline Stroher, que apoiaram e ensinaram a persistir.
Projeto segue em 2025
A continuidade do Construindo Futuros já está garantida para o ano que vem, pois já estão confirmadas as parcerias com as empresas Hidro Jet, Anselmi, Plastiweber, Lauro Weber Agrícola e Selbach, oferecendo 30 vagas para estudantes de Feliz.
Os jovens selecionados são contratados como jovens aprendizes pelas empresas participantes e recebem no decorrer do ano o curso de Iniciação Profissional em Assistente Administrativo, ministrado pelo Senai-RS. O candidato deverá ter entre 14 e 19 anos de idade, estar cursando o Ensino Médio em escola da rede pública ou privada com bolsa integral, e residir no município de Feliz.
A turma de 2025 já está com as inscrições abertas e os jovens interessados em participar devem procurar a Prefeitura Municipal de Feliz. As inscrições serão realizadas de 16 de dezembro de 2024 a 10 de janeiro de 2025, presencialmente, na prefeitura, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.