Notícias / Saúde
Hospital Schlatter passará a contar com atendimento fixo de obstetrícia
Publicado em 30/04/2025 às 20:02
Por Dep. Comunicação Social
Com o objetivo de ampliar a estrutura de atendimento às gestantes do município de Feliz e demais cidades da região, o serviço de obstetrícia oferecido no Hospital Schlatter passará a contar com um novo formato. O médico obstetra estará presente de forma fixa e contínua no hospital por 12h durante o dia, nos sete dias da semana, e as outras 12h restantes em regime de sobreaviso. Anteriormente, o serviço funcionava apenas no regime de 24h de sobreaviso.
A solicitação do município de Feliz à Associação de Saúde de Feliz (ASAF), mantenedora da casa de saúde, tem como objetivo incrementar e ampliar a presença do médico obstetra nas rotinas diárias, na organização das consultas de pré-natal e em especial pela possibilidade de aprimoramento da Maternidade Nascer Feliz. A novidade entra em vigor em 1º de maio.
O novo formato garante que, além de segunda a sexta, nos finais de semana também haverá um médico obstetra no hospital, pronto para atender imediatamente qualquer intercorrência, parto ou necessidade das pacientes. A presença constante do profissional no hospital traz uma importante camada de segurança para gestantes e bebês, especialmente em situações que exigem intervenção imediata. Com o obstetra no local, o tempo de resposta em casos urgentes é reduzido, fazendo toda a diferença nos momentos decisivos do pré-parto, parto e pós-parto.
Para o prefeito Junior Freiberger, essa mudança representa uma ampliação na assistência à saúde da mulher, acompanha as demandas do serviço, e oferece maior segurança às gestantes atendidas pelo sistema público de saúde. ‘A gestante se sente mais segura com a presença contínua de um médico obstetra no hospital, pois isso permite uma avaliação imediata de emergências, por exemplo. Além disso, a presença do obstetra encurta o tempo entre o início da complicação e a intervenção médica, reduzindo riscos e mortalidade’, avalia. ‘A prioridade continua sendo o cuidado integral e o bem-estar das pacientes’, completa o gestor.