Notícias / Geral
Educação Sanitária foi às escolas
Publicado em 05/05/2025 às 11:04
Por Gabriele Leticia Ledur

Uma equipe da Secretaria Municipal da Agricultura promoveu encontros com turmas de alunos sobre Educação Sanitária. A secretária Ida Mara Palavro Klein, a veterinária Tainara Koch, responsável pelo Sistema de Inspeção Municipal (SIM), e Denise Fiuza, proprietária da DAF Inspeção, empresa que presta serviços no município, conduziram a conversa com os estudantes.
Neste primeiro momento, foram envolvidos os alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Cônego Alberto Schwade, de São Roque, e os alunos do 7º e 8º ano da EMEF Alfredo Spier.
A conversa pautou principalmente o papel do veterinário na cadeia alimentar, sua atuação no setor de abate, na inspeção, e em tudo que é produzido a partir do animal. “Explicamos que existe a fiscalização municipal, estadual e federal, mostramos os rótulos e ensinamos a analisar, conversamos sobre abate industrial e os cuidados que se deve ter no caso de um abate feito em casa, sobre hábitos de higiene quando se manipula alimentos”, resume Ida Mara.
Ela comenta que também foi falado sobre a observação de datas de validade, sobre selo de inspeção. “Descobrimos que a maioria ainda não tem o hábito de olhar o selo ou de observar a data de validade dos produtos”, ressalta Ida Mara, acrescentando que a ideia é justamente estimular a comprar conscientemente. “Abrimos a conversa para perguntas e os alunos trouxeram muitas dúvidas e se mostraram muito curiosos também”, destaca a secretária, satisfeita com o interesse dos alunos.
Para a veterinária envolvida na atividade, foram de suma importância as palestras ministradas nas escolas, pois foram abordados assuntos relacionados ao cotidiano. “Validade, rotulagem de alimentos de origem animal, tipos de contaminação, legislação, funções do médico veterinário na saúde pública e orientações de como os alunos podem ajudar nas suas casas, protegendo suas famílias de doenças transmitidas através dos alimentos e clandestinidade, estiveram em pauta, e os alunos interagiram e mostraram bastante interesse”, completa Tainara.