Programa Nacional de Transparência Pública - Qualidade em Transparência Ouro 2023 - Sistema Tribunais de Contas

Notícias / Geral

Feliz assina termo de cooperação e ordem de início para ações do Desassorear RS

Publicado em 07/05/2025 às 10:43

Por Dep. Comunicação Social

Foto: Victor Franciscatto
Foto: Victor Franciscatto

O município de Feliz oficializou, nesta terça-feira, 6 de maio, sua participação no programa Desassorear RS com a assinatura do termo de cooperação e o recebimento da ordem de início das ações. A solenidade, realizada em Porto Alegre, reuniu representantes de 35 municípios gaúchos e foi promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur).

 

Durante o evento, o prefeito Junior Freiberger representou os municípios participantes com uma fala de agradecimento e valorização do trabalho conjunto. “Só temos a agradecer ao governo do Estado e ao nosso governador Eduardo Leite por todo o apoio recebido. É a partir de iniciativas como essa que passamos a não nos sentir mais sozinhos. Sem dúvida, esse trabalho em conjunto tem como principal beneficiado o povo gaúcho”, destacou.

 

Também estiveram presentes no evento os secretários estaduais Juvir Costella (Logística e Transportes), Edivilson Brum (Agricultura) e Gilmar Sossella (Trabalho e Desenvolvimento Profissional); o titular-adjunto da Sedur, Fernando Classmann; o diretores da Sedur, Guilherme Santos e Edinei Pavão; além do deputado estadual Thiago Duarte.

 

Com a assinatura do termo e a liberação da ordem de início, Feliz passa a contar com apoio técnico e operacional do Estado para executar ações de desassoreamento de cursos d’água. Essas medidas têm como objetivo reduzir o risco de alagamentos e melhorar a infraestrutura de drenagem.

 

O Desassorear RS integra o Plano Rio Grande, coordenado pelo governador Eduardo Leite, e prevê um investimento total de R$ 301,3 milhões, por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). A iniciativa contempla 154 municípios em diferentes regiões do Estado. Até o momento, mais de 360 mil metros cúbicos de sedimentos já foram removidos em ações do programa conduzidas pela Sedur.

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.