Programa Nacional de Transparência Pública - Qualidade em Transparência Ouro 2023 - Sistema Tribunais de Contas

Notícias / Saúde

Ouvires e Olhares: projetos que mudam a percepção do mundo

Publicado em 14/05/2025 às 16:25

Por Dep. Comunicação Social

Dentre as diferentes iniciativas da administração municipal que transformam vidas, talvez os projetos Ouvires e Olhares sejam os mais significativos, porque mudam a percepção do mundo das crianças.

 

O projeto Olhares foi iniciado em 2021, em plena pandemia, e no ano seguinte chegou a vez de implantar o projeto Ouvires. Ambos os testes – que detectam deficiências de visão ou auditivas - são realizados na própria escola. Uma equipe de enfermagem e de agentes de saúde vai às escolas e aplica um teste simples, mas que pode transformar a vida de uma criança.

 

É o caso do Gabriel Rauber Stroeher. A família nem desconfiava que o menino tinha um problema de audição, mas foi um simples exame na escola que detectou a deficiência auditiva e transformou sua percepção de sons. “Ele não escutava nem seus próprios passos. No momento em que ele colocou o aparelho auditivo, ficou muito admirado com os barulhos que nunca tinha escutado”, relata a mãe do Gabriel, Janice, surpresa com a transformação na vida escolar a partir de então.

 

Ela diz que nunca imaginou que o filho não escutasse bem, mas que o exame na escola detectou a deficiência, que os profissionais chamaram a família, e que a partir daí puderam buscar a ajuda necessária para que ele pudesse ouvir perfeitamente. “Temos muita gratidão por terem descoberto esse problema. Agora ele consegue acompanhar as aulas. É preciso ficar atento e aproveitar essas oportunidades que o Município oferece, porque é para o bem dos nossos filhos”, enaltece a senhora, muito emocionada.

 

“Não são exames invasivos, não trazem problema algum para a criança, e é gratuito. Existe a estrutura, os profissionais, e é muito tranquilo. Não tem por que não tirar esse tempinho para fazer o teste”, acredita Gelso Biasibetti, pai do Davi. Para ele, o teste é muito importante para tirar qualquer dúvida sobre a aprendizagem dos filhos, por exemplo.

 

À frente dos projetos realizados em parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde, a fonoaudióloga Bianca Correia Ferronatto vibra com o alcance e resultado positivo dos dois projetos em andamento. “Os testes são simples, a equipe é treinada, e quando é percebida qualquer alteração, o resultado já vai direto para o médico da família e para os pais. As famílias costumam se culpar por não perceberem problemas de audição ou de visão dos filhos, mas realmente é muito difícil. Por isso a importância da observação e dos exames preventivos. É mais fácil quando o problema é tratado logo”, explica a fono, que sonha em criar mais projetos similares de prevenção nas escolas.

 

Ouvires e Olhares: projetos que mudam a percepção do mundo
Ouvires e Olhares: projetos que mudam a percepção do mundo
Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.