Programa Nacional de Transparência Pública - Qualidade em Transparência Ouro 2023 - Sistema Tribunais de Contas

Iniciada a construção de 14 casas às famílias afetadas pela calamidade

Publicado em 06/08/2025 às 16:49

Por Dep. Comunicação Social

Iniciada a construção de 14 casas às famílias afetadas pela calamidade
Iniciada a construção de 14 casas às famílias afetadas pela calamidade

Tudo está se encaminhando para que as 14 famílias beneficiadas pelo programa habitacional A Casa é Sua - Calamidade, recebam suas casas até o final deste ano.

 

A parceria do Município de Feliz com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, foi firmada em abril, e a partir de então, a Prefeitura cumpriu com todos seus compromissos.

 

Logo após o acordo firmado, a Prefeitura deu início aos trabalhos. A empresa contratada em fevereiro já deu início à estruturação dos lotes em maio, com a realização do nivelamento dos terrenos, troca do material da base para que as residências tenham suporte adequado no solo, construção de muros de divisa e contenção, instalação de energia elétrica, abastecimento de água e instalações hidrossanitárias.

O Município também entrou com a cedência do terreno, e já realizou todo o processo seletivo para as famílias interessadas e que preenchem os requisitos básicos.

 

Já o Estado iniciou sua parte do acordo em julho. Cabe à empresa contratada pelo Governo Estadual a construção das 14 residências. Na fase atual, as unidades habitacionais estão recebendo a concretagem de seus radiers, que são as fundações das residências.

E assim que a construção estiver concluída, o Município retoma a obra para os acabamentos, como construção de passeio público e ajardinamento das residências, para deixar o contexto urbano adequado à região.

 

A ideia do programa é fornecer moradias seguras e dignas para famílias cujas residências foram destruídas, condenadas, ou eram localizadas em áreas de risco agravado, em razão da calamidade pública reconhecida oficialmente.

 

Quatorze famílias beneficiadas

As 14 unidades habitacionais que estão sendo construídas para as famílias mais atingidas na calamidade de maio de 2024 são do tipo steel frame, cada uma com aproximadamente 55m², no bairro Matiel.

 

Cada habitação tem uma sala e cozinha conjugadas, banheiro, dois dormitórios, varanda e área de serviço.

 

O processo de seleção contou com a avaliação de uma Comissão Técnica própria, que analisou a documentação, fez diligências e, por fim, publicou a lista de habilitados e inabilitados.

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.