Programa Nacional de Transparência Pública - Qualidade em Transparência Ouro 2023 - Sistema Tribunais de Contas

Quinze famílias de Feliz agora têm sua casa própria

Publicado em 27/11/2025 às 16:27

Por Dep. Comunicação Social

O sonho da casa própria, que para muitos parecia impossível de se realizar algum dia, se concretizou nesta quinta-feira, 27 de novembro, com a entrega das chaves de 15 casas para 15 famílias felizenses.

 

A cerimônia de entrega oficial das residências contou com a presença do governador Eduardo Leite, do secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, do prefeito Junior Freiberger e de seu vice, Jairo Nienow, além de demais autoridades e pessoas envolvidas nesse grande projeto.

 

Mas os protagonistas do evento não estavam à frente do público ou no palanque. Eles estavam sentados, atentos e com olhos marejados, sob a lona armada na rua Mato Grosso, ou espichando o olhar curioso sob a sombra de alguma árvore. Seus rostos, com semblante ainda incrédulo, não escondiam a emoção de quem estava prestes a se tornar dono de sua própria casa.

 

Primeiro a se pronunciar, o secretário Carlos Gomes falou que estava feliz na cidade de Feliz, por estar acompanhando a entrega de mais 15 casas, e que em breve serão mais 14 no município.

 

O prefeito Junior, por sua vez, não escondeu a emoção de fazer parte de um projeto – construído por muitas mãos – e que vai transformar tantas vidas. Agradeceu imensamente a sua equipe e muito especialmente ao governador Eduardo Leite, que tem “presenteado” o município de muitas formas, com projetos importantes como o Desassorear, Pavimenta, obras na Saúde e, agora, com o programa A Casa é Sua.

 

Já o governador, lembrou rapidamente da trajetória do trabalho do Governo Estadual até aqui, para conseguir realizar projetos como este. Disse que esse é o maior programa habitacional da história, com a entrega de 20 mil casas até o final do ano que vem.

 

Em seguida, as chaves foram entregues para as 15 famílias, e o governador, prefeito e autoridades entraram para conhecer uma das residências. O investimento do governo gaúcho na construção das 15 casas foi de R$ 1,2 milhão e o município participou com a contrapartida de R$ 1,1 milhão de recursos próprios.

Quinze famílias de Feliz agora têm sua casa própria
Quinze famílias de Feliz agora têm sua casa própria

Uma casa para chamar de sua!

A família de Michele Alves de Leão conheceu hoje a sua nova casa. Coube ao filho Luan, de 13 anos, a honra de abrir a porta pela primeira vez. “Nem acredito que ela é nossa! É muito linda!”, repetia a mãe, Michele, incansavelmente, enquanto passeava os olhos pela casa.


Com olhar incrédulo e erguendo as mãos e agradecendo a Deus, o pai, Silvano Camargo, chorava. “Parece que ainda não tá batendo direito aqui na cabeça, não tô conseguindo acreditar. É um sonho de uma vida”, dizia, enquanto visitava os cômodos e conferia cada detalhe. “Tem banheiro, box, pia, é completo! Por Deus, nosso Senhor! E ganhamos, “ganhadinho”, tudo isso”, dizia o senhor de 59 anos, enquanto apontava para o seu novo lar.

 

E seu Silvano não quer perder tempo. Neste sábado já vai construir uma casinha para o cachorro da família, que também vai ganhar um lar novo, e no outro sábado ele quer trazer todos os móveis e se livrar do aluguel para sempre. “É muita emoção”, dizia o casal incansavelmente, enquanto se abraçavam e cumprimentavam os vizinhos novos nos dois lados e nos fundos de sua casa.

 

A emoção de Mayara da Silva não foi muito diferente. “Eu já tinha vindo aqui ver minha casa umas três ou quatro vezes antes. Sempre que podia, vinha dar uma espiada, porque estava muito ansiosa para ver como estava ficando”, comentou a mãe do pequeno Angelo da Silva Sost, de 8 anos, que vai dividir a casa com ela.

 

Mayara fixou residência na Feliz uns dez anos atrás. Desde então, mora de aluguel, o que compromete grande parte do seu salário de auxiliar de ensino. “Sou mãe solteira, e meu filho recebe uma pensão mínima. Trabalho só para sustentar a gente. Nunca consigo sair para comer uma pizza, por exemplo, porque senão falta no fim do mês. Nem tenho palavras para dizer como estou feliz. É inacreditável que agora temos nossa própria casa”, disse, não contendo as lágrimas.

 

Mayara conta que para aumentar o orçamento da família, ela faz bicos nos finais de semana, como trabalhar em salão de beleza. Para ela, agora inicia um novo ciclo. “Vou fazer minha mudança pra cá e enfeitar minha casa para o Natal. Vai ser um Natal diferente, uma vida melhor!”, disse, cheia de esperança, enquanto brindava com amigos e familiares em seu novo lar.

Quinze famílias de Feliz agora têm sua casa própria
Quinze famílias de Feliz agora têm sua casa própria
Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.