Abertas inscrições para jovens aprendizes pelo Programa Partiu Futuro Reconstrução
Publicado em 28/11/2025 às 09:17
Por Dep. Comunicação Social
A Prefeitura de Feliz aderiu ao programa Partiu Futuro Reconstrução e informa que estão abertas as inscrições para este projeto, voltado à contratação de jovens aprendizes em órgãos públicos. A iniciativa tem como foco promover a profissionalização de jovens em situação de vulnerabilidade social que foram afetados pelas enchentes.
O programa - coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do RS (SEDES) - oferta 10 vagas para o Município de Feliz.
Como funciona o programa
- A jornada de trabalho prevista é de 20 horas semanais, somando 400 horas de formação teórica e 640 horas de formação prática - com contrato de até 12 meses e carteira assinada.
- A remuneração base tem uma bolsa-auxílio de R$ 894,52 (equivalente a 50% do salário mínimo regional), auxílio-alimentação de R$ 550,00 e vale-transporte, se necessário.
- Os jovens selecionados terão vínculo formal de aprendiz, com direito a registro em carteira, recolhimento de FGTS e INSS, férias e 13º salário.
- Além da experiência prática no serviço público, o programa oferece acompanhamento psicológico, orientação jurídica e reforço escolar - medidas pensadas para apoiar especialmente jovens em situação de vulnerabilidade.
- A convocação dos jovens e início das atividades estão previstos para janeiro de 2026.
Quem pode participar
Estão aptos a se inscrever:
- Jovens com idade entre 14 e 22 anos (sem limite de idade para pessoas com deficiência;
- Inscritos no CadÚnico;
- Matriculados ou egressos da rede pública de ensino;
- Residentes na Feliz;
- É necessário ter sido desabrigado, desalojado ou atingido pelas enchentes de maio de 2024.
- Não possuir vínculo de emprego formal no momento da inscrição (ou até o momento da matrícula).
Inscrições
Os interessados podem se inscrever até o dia 5 de dezembro pelo link https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=CdncFcCN6UCh5c7LBTzdGoEvcajwILZJpcA4BUp1jnpUMEM4QTdGNktIWU1SUjJDTUhKOFFaVzNIOS4u.
Com a adesão ao Partiu Futuro Reconstrução, a Prefeitura de Feliz busca oferecer uma via concreta para a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho formal, contribuindo com a formação de mão de obra, apoiando a juventude e promovendo cidadania por meio do serviço público.
No âmbito municipal, o programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento. Para o secretário Volmir Francisco Weber, que responde pela pasta, a expectativa é de que o programa contribua para ampliar a qualificação profissional da juventude felizense, ao mesmo tempo em que fortalece o papel do município no apoio à comunidade.
A íntegra do edital pode ser conferida no arquivo abaixo: