Programa Nacional de Transparência Pública - Qualidade em Transparência Ouro 2023 - Sistema Tribunais de Contas

Mais 200 câmeras reforçam segurança e ampliam comunicação nas escolas

Publicado em 17/12/2025 às 18:46

Por Dep. Comunicação Social

Mais 200 câmeras reforçam segurança e ampliam comunicação nas escolas
Mais 200 câmeras reforçam segurança e ampliam comunicação nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação reforçou significativamente o videomonitoramento em todas as escolas da rede municipal de ensino. Os equipamentos já foram recebidos e estão em processo de instalação, com previsão de conclusão até o final de dezembro deste ano.


Com um investimento total de R$ 95 mil, a licitação inclui mais 200 câmeras para as escolas, instalação, mais de 7 mil metros de cabos de rede, HDs para armazenamento das imagens, e sete telas para monitoramento. As instalações estão sendo executadas por empresa terceirizada, o que traz também mais agilidade na conclusão dos trabalhos em todo o sistema de câmeras nos educandários, conforme segue:
- EMEF Alfredo Spier - 45 câmeras
- EMEF Cônego Alberto Schwade - 45 câmeras
- EMEF Conselheiro João Braun - 10 câmeras
- Emei Bem-Me-Quer - 10 câmeras
- Emei Criança Feliz - 20 câmeras
- Emei Escadinhas do Saber - 20 câmeras
- Emei Primeiros Passos - 20 câmeras
- Emei Sorriso Feliz - 30 câmeras

 

De acordo com Vivian Flores Flach, secretária municipal de Educação, as escolas do município já contavam com um sistema de câmeras para fazer o videomonitoramento. ‘Agora, com a instalação de mais 200 equipamentos, poderemos ter muito mais segurança nas escolas, inclusive acessando em tempo real da Secretaria da Educação e Desporto, auxiliando os gestores escolares no cuidado das nossas crianças’, ressalta.

 

‘É importante que os pais possam ir trabalhar mais tranquilos, sabendo que os filhos estão em segurança. Além disso, podemos recorrer às câmeras também para conferir situações ocorridas dando mais credibilidade e seriedade ao trabalho que acontece nas escolas’, acrescenta.

 

Vivian destaca, ainda, que o sistema de telefonia existente permite uma comunicação interna entre as escolas e Secretaria muito mais efetiva e rápida. ‘Qualquer coisa que acontecer, é só discar o ramal e a ligação cai direto na prefeitura. Isso é importante tanto para qualquer ocorrência ou movimentação estranha na escola ou em suas mediações, como também para casos emergenciais relacionados à queda ou ferimento de alunos ou profissionais, por exemplo’, enaltece Vivian, ressaltando a importância desse sistema interno de comunicação por ramais, outro importante investimento da administração.

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.