Programa Nacional de Transparência Pública - Qualidade em Transparência Ouro 2023 - Sistema Tribunais de Contas

Cerca de cem agricultores participaram de capacitações sobre Nota Fiscal Fácil

Publicado em 18/12/2025 às 08:50

Por Dep. Comunicação Social

Cerca de cem agricultores participaram de capacitações sobre Nota Fiscal Fácil
Cerca de cem agricultores participaram de capacitações sobre Nota Fiscal Fácil

Nos meses de outubro, novembro e dezembro, a Secretaria Municipal de Agricultura ofereceu uma série de encontros de capacitação sobre a emissão de notas fiscais digitais para o setor primário. O Nota Fiscal Fácil visa tornar o processo de emissão de documentos fiscais eletrônicos o mais simples possível para o contribuinte, mas como será obrigatório, todos precisam aprender a emitir suas próprias notas no sistema eletrônico.


“A partir de 5 de janeiro de 2026 vai ser obrigatória a emissão de notas pelo sistema digital, e por isso reunimos os agricultores em suas comunidades para realizar um treinamento e orientar como tirar nota fiscal pelo programa”, explica Ida Mara Klein Palavro, secretária da pasta.


Como não vai mais ser permitido o uso do talão físico - “talão de papel” - as comunidades foram convidadas a se reunirem em grupos para receber a capacitação. Produtores rurais de Roncador, Vale do Lobo, Escadinhas, Picada Cará, Bananal, São Roque, Roseiral, Vale do Hermes, Bom Fim, Morro das Batatas, Arroio Feliz, Picão, Nova Caxias e até do Centro foram reunidos em grupos para aprender a emitir notas pelo aplicativo.


“Convidamos os agricultores porque em janeiro não vamos dar conta de auxiliar a todos sobre o novo sistema. Nesses encontros, orientamos o passo a passo de como emitir, de como cadastrar produtos, clientes, como fazer uma contranota, enfim, esclarecemos dúvidas e orientamos para a emissão de uma nota fiscal, do começo ao fim”, detalha Ida Mara.


Ela diz que embora em dezembro ainda seja possível emitir nota fiscal em talão físico, muitos já tiveram a iniciativa de aprender a emitir a nota digital. “Já tínhamos feito algumas capacitações pelo SEFAZ e muitos já tinham vindo pedir orientações na secretaria”, esclarece. “Como existe a possibilidade de fazer testes, orientamos a praticar no programa para simular, cadastrar, testar. Num primeiro momento pode parecer difícil, mas estamos aí para ajudar!”, ressalta.


Para a secretária, essa nova realidade é desafiadora. “Os agricultores precisam ter clareza de que é obrigatório emitir a nota, e que em janeiro ela precisa ser digital. Eles vão precisar se modernizar também, porque todos os programas de controle da Prefeitura e do Estado são digitais, e eles precisam estar em dia para se beneficiar dos programas”, enfatiza Ida Mara.


Conforme informa, a Secretaria da Agricultura segue disponível para orientar a emitir a nota fiscal digital, mas é melhor agendar um horário, até final de dezembro.

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.