Cerca de cem agricultores participaram de capacitações sobre Nota Fiscal Fácil
Publicado em 18/12/2025 às 08:50
Por Dep. Comunicação Social
Nos meses de outubro, novembro e dezembro, a Secretaria Municipal de Agricultura ofereceu uma série de encontros de capacitação sobre a emissão de notas fiscais digitais para o setor primário. O Nota Fiscal Fácil visa tornar o processo de emissão de documentos fiscais eletrônicos o mais simples possível para o contribuinte, mas como será obrigatório, todos precisam aprender a emitir suas próprias notas no sistema eletrônico.
“A partir de 5 de janeiro de 2026 vai ser obrigatória a emissão de notas pelo sistema digital, e por isso reunimos os agricultores em suas comunidades para realizar um treinamento e orientar como tirar nota fiscal pelo programa”, explica Ida Mara Klein Palavro, secretária da pasta.
Como não vai mais ser permitido o uso do talão físico - “talão de papel” - as comunidades foram convidadas a se reunirem em grupos para receber a capacitação. Produtores rurais de Roncador, Vale do Lobo, Escadinhas, Picada Cará, Bananal, São Roque, Roseiral, Vale do Hermes, Bom Fim, Morro das Batatas, Arroio Feliz, Picão, Nova Caxias e até do Centro foram reunidos em grupos para aprender a emitir notas pelo aplicativo.
“Convidamos os agricultores porque em janeiro não vamos dar conta de auxiliar a todos sobre o novo sistema. Nesses encontros, orientamos o passo a passo de como emitir, de como cadastrar produtos, clientes, como fazer uma contranota, enfim, esclarecemos dúvidas e orientamos para a emissão de uma nota fiscal, do começo ao fim”, detalha Ida Mara.
Ela diz que embora em dezembro ainda seja possível emitir nota fiscal em talão físico, muitos já tiveram a iniciativa de aprender a emitir a nota digital. “Já tínhamos feito algumas capacitações pelo SEFAZ e muitos já tinham vindo pedir orientações na secretaria”, esclarece. “Como existe a possibilidade de fazer testes, orientamos a praticar no programa para simular, cadastrar, testar. Num primeiro momento pode parecer difícil, mas estamos aí para ajudar!”, ressalta.
Para a secretária, essa nova realidade é desafiadora. “Os agricultores precisam ter clareza de que é obrigatório emitir a nota, e que em janeiro ela precisa ser digital. Eles vão precisar se modernizar também, porque todos os programas de controle da Prefeitura e do Estado são digitais, e eles precisam estar em dia para se beneficiar dos programas”, enfatiza Ida Mara.
Conforme informa, a Secretaria da Agricultura segue disponível para orientar a emitir a nota fiscal digital, mas é melhor agendar um horário, até final de dezembro.