Programa Nacional de Transparência Pública - Qualidade em Transparência Ouro 2023 - Sistema Tribunais de Contas

Município autoriza início das obras de três unidades habitacionais para famílias atingidas pela calamidade pública de 2024

Publicado em 13/02/2026 às 10:22

Por Dep. Comunicação Social

Município autoriza início das obras de três unidades habitacionais para famílias atingidas pela calamidade pública de 2024
Município autoriza início das obras de três unidades habitacionais para famílias atingidas pela calamidade pública de 2024

O Município de Feliz autorizou o início das obras de três novas unidades habitacionais destinadas a famílias atingidas pela enchente e deslizamentos registrados em 2024. A iniciativa integra o conjunto de ações adotadas pela Administração Municipal para garantir moradia digna às famílias que tiveram suas casas danificadas ou destruídas em razão do evento climático extremo.

 

As três residências serão construídas na rua Mato Grosso, no bairro Matiel, em continuação aos imóveis do programa A Casa é Sua, que foram entregues em novembro passado. O objetivo é proporcionar não apenas a reposição das moradias perdidas, mas também mais segurança e qualidade de vida às famílias beneficiadas.

 

Cada unidade habitacional terá 63 metros quadrados, constituída de sala e cozinha conjugadas, dois quartos, banheiro, área de serviço e varanda. As obras estão sob responsabilidade da BAS Construtora Ltda, vencedora do processo licitatório. O investimento total é de R$ 513,5 mil.


Para realização desta obra, o município foi contemplado com R$ 450 mil do programa Minha Casa Minha Vida Reconstrução RS, do Ministério das Cidades, após um projeto encaminhado no final de 2024 e que teve posteriormente a habilitação das famílias indicadas pelo município. Para estas três moradias, não haverá seleção pública, pois a definição dos beneficiários já ocorreu e foi concluída. A escolha tomou em consideração os critérios estabelecidos pelo Governo Federal, como o enquadramento da renda e, em especial, ter tido sua moradia destruída. Estas três famílias passaram inclusive por uma aprovação por parte da Defesa Civil Nacional.

 

O prefeito Junior Freiberger informa que o início das obras foi realizado após autorização do Governo Federal e representa mais um passo concreto no processo de reconstrução do município após a enchente. “Desde o ocorrido, diversas frentes de trabalho vêm sendo desenvolvidas, envolvendo assistência social, infraestrutura, habitação e apoio direto às famílias afetadas. Na habitação, vamos conseguir entregar um total de 17 moradias aos afetados pela calamidade pública de 2024”, refere o gestor.

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.