Programa Nacional de Transparência Pública - Qualidade em Transparência Ouro 2023 - Sistema Tribunais de Contas

Educar para Transformar: rede municipal inicia ano letivo nesta quarta, 18 de fevereiro, após formações dos profissionais da educação

Publicado em 17/02/2026 às 18:59

Por Departamento de Comunicação Social

Educar para Transformar: rede municipal inicia ano letivo nesta quarta, 18 de fevereiro, após formações dos profissionais da educação
Educar para Transformar: rede municipal inicia ano letivo nesta quarta, 18 de fevereiro, após formações dos profissionais da educação

A rede municipal de ensino de Feliz viveu, no início de fevereiro, uma semana intensa de preparação para o início do ano letivo de 2026. Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participaram de uma série de formações e encontros organizados pela Secretaria Municipal de Educação, dentro da proposta que vai nortear 2026: Educar para Transformar.

 

A abertura oficial aconteceu na noite de segunda-feira, 9 de fevereiro, e reuniu professores e demais profissionais da educação. A atividade foi conduzida pela psicóloga Cristiane Hinterholz, que falou sobre resiliência e manejo do estresse no ambiente escolar. O momento foi voltado ao cuidado com a saúde emocional dos educadores, reforçando a importância de ambientes de trabalho mais saudáveis — iniciativa que também está alinhada às orientações da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que trata da segurança e da prevenção de riscos no trabalho.

 

Na terça-feira, 10, as atividades foram divididas por etapa de ensino. Os professores da Educação Infantil participaram de formação na UBS do Centro. Pela manhã, o tema foi a Lei Lucas, que exige capacitação em primeiros socorros para profissionais da educação. Já à tarde, a formação "Brincadeiras com Mãos", com Manoela Rangel, abordou a importância do brincar e das atividades sensoriais no desenvolvimento das crianças.

 

Enquanto isso, no Centro Cultural, os professores do Ensino Fundamental acompanharam a palestra "Educação OnLife e Escolarização Aberta", ministrada pela professora doutora Eliane Schlemmer. O encontro trouxe reflexões sobre o uso das tecnologias na educação e os desafios de ensinar em um mundo cada vez mais digital. À tarde, os docentes trabalharam o novo currículo da rede municipal.

 

Na quarta-feira, 11, a programação continuou. Professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental participaram, em turnos alternados, de formação sobre a Lei Lucas, também na UBS Central.

 

Ainda na quarta-feira, os docentes da Educação Infantil e equipes gestoras tiveram uma manhã de atividades formativas coordenadas pela professora Jéssica Rosiak, abordando a  temática do Manejo e as Intervenções com Alunos Autistas, com base no método ABA (Análise do Comportamento Aplicada), trazendo orientações práticas para auxiliar os professores no desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais eficazes, estruturadas e individualizadas, favorecendo a aprendizagem, a autonomia e a inclusão dos estudantes.

 

A quinta-feira foi reservada para reuniões internas nas escolas, quando equipes diretivas e professores organizaram o planejamento e os ajustes finais para o início das aulas.

 

De acordo com a secretária municipal de Educação, Vivian Flores Flach, a proposta é investir continuamente na qualificação dos profissionais. "Temos um currículo novo e estamos ampliando o uso de tecnologias nas salas de aula. Para modernizar as práticas e melhorar ainda mais o ensino, é fundamental que todos estejam preparados", destacou.

 

As aulas do Ensino Fundamental iniciam nesta quarta-feira, dia 18 de fevereiro, marcando o começo de mais um ano letivo na rede municipal de Feliz.

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.