Escolas municipais recebem investimentos em tecnologia com 80 chromebooks e 13 projetores
Publicado em 18/02/2026 às 11:17
Por Departamento de Comunicação Social
Uma grande novidade está disponível aos estudantes da rede municipal na volta às aulas. A Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Feliz adquiriu 80 Chromebooks e mais 13 projetores para as escolas de ensino fundamental.
Do total, 25 Chromebooks são para a EMEF Alfredo Spier, 25 para a EMEF Cônego Alberto Schwade, 10 para a EMEF Conselheiro João Braun e 10 para os professores que irão atuar com as disciplinas de Robótica e Pensamento Computacional, além dos 10 que ficam como reserva técnica. Quanto aos projetores, sete são destinados à EMEF Alfredo Spier, cinco para a EMEF Cônego Alberto Schwade e um para a EMEF Conselheiro João Braun.
Além de todos os equipamentos novos, as escolas também terão investimento na infraestrutura de internet para uma melhor qualidade de navegação e ampliação do alcance dentro dos educandários. “Com o auxílio da equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura, foi realizado o mapeamento de infraestrutura de rede das escolas, verificando as necessidades de aquisições de dispositivos e cabeamento. Durante este ano estaremos trazendo mais qualidade na conectividade em todas elas”, observa Bruna Schuster, Coordenadora do Departamento Pedagógico do Ensino Fundamental da SMED de Feliz.
Conforme explica, todas essas melhorias e inovações vêm ao encontro da reestruturação curricular municipal, para contemplar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação e as legislações que regulamentam a Educação Digital. “Com as modificações no currículo e os investimentos em dispositivos e infraestrutura, vamos desenvolver práticas de Educação Digital tanto nas novas disciplinas, como nos demais componentes curriculares de forma transversal, com base no Referencial Curricular Gaúcho para a Computação. Assim, na Feliz teremos a criação do componente curricular de Robótica nos Anos Iniciais, que até 2025 era trabalhada como oficina quinzenalmente, e o Pensamento Computacional como novidade para os Anos Finais”, ressalta Bruna.
A coordenadora informa ainda que as três escolas municipais de ensino fundamental já contam com 20 tablets cada uma para as aulas de robótica, e que agora, com os Chromebooks, com mais projetores e mais conectividade, a Educação Digital vai poder ir muito além da aula de robótica, do pensamento computacional e programação. “Esses dispositivos tecnológicos auxiliarão no desenvolvimento das aulas e das atividades realizadas pelos estudantes, como os projetos de educação científica, além de possibilitar a ampliação da compreensão da cultura digital e cidadania digital, para a conexão com o mundo”, comemora.
Alinhado a todo esse investimento, os professores terão formações continuadas durante o ano de 2026, que os prepararão para o desenvolvimento de práticas contextualizadas com o mundo digital e os novos componentes curriculares. “Da mesma forma, os projetores que serão colocados em sala de aula vêm para agregar. Os professores vão poder projetar na tela, por exemplo, o passo a passo na montagem nas aulas de robótica, vão poder trabalhar de forma mais interativa e com outras perspectivas”, acrescenta.