Projeto GutPlatz vai construir mais três praças neste ano
Publicado em 01/08/2026 às 11:28
Por Dep. Comunicação Social
Criado em 2023, o projeto Gutplatz está sendo retomado agora pela administração municipal para construir mais três praças na Feliz.
A primeira etapa do projeto construiu sete praças comunitárias. Em 2024, foram previstas mais oito praças, mas devido à enchente, os recursos foram utilizados em obras mais urgentes.
Mas chegou o momento de retomar os planos e concretizar as praças projetadas na época. De imediato, serão feitas três praças, todas idealizadas por engenheiras e arquitetas, de forma voluntária, conforme segue:
- Uma praça no loteamento Encosta da Serra, em Arroio Feliz, com projeto da arquiteta Tatiana Mossmann;
- Uma praça na localidade do Vale do Lobo, com projeto da engenheira Aline de Oliveira;
- Requalificação de praça existente no bairro Vila Rica, com projeto novo feito pela arquiteta Jamile Ludwig.
Conforme o chefe de Gabinete, Maico Vogel, o GutPlatz é um projeto muito interessante porque trabalha estilos diferentes e com características próprias de cada profissional, ao mesmo tempo em que busca utilizar elementos semelhantes para cada praça.
‘Todas as praças vão ter, por exemplo, um playground para crianças, um pergolado, lixeiras, iluminação, bancos e academias ao ar livre, mas os profissionais tiveram liberdade para usar da criatividade no uso desses elementos’, antecipa.
Ele destaca que o GutPlatz, além de embelezar todas as localidades e de promover a prática de atividades físicas e esportivas, contribui também para a saúde e a socialização da população em um espaço seguro e inclusivo.
‘São espaços de convívio e bem-estar, e logo estarão beneficiando mais três comunidades’, enfatiza Maico.
As obras já foram licitadas e terão um investimento próprio do Município no total de R$ 450 mil. A previsão é de que os trabalhos iniciem ainda no mês de agosto e que as praças estejam prontas até o final do ano.
‘A ideia da administração municipal é, também, construir as outras cinco praças projetadas até o final dessa gestão’, revela Maico.