Plano de Contingência Fechamento Ponte de Ferro

A Prefeitura de Feliz comunica o fechamento da Ponte de Ferro, a partir de 15 de julho de 2024, por um período de 90 dias. A decisão foi tomada devido às condições estruturais críticas do pilar sul da ponte, exacerbadas pela cheia histórica do rio Caí em 2 de maio de 2024, quando o nível da água atingiu 14,01 metros, chegando a alcançar a base Norte da ponte.

A obra de recuperação, que será realizada pela empresa DW Engenharia Ltda.

Rotas alternativas

Confira como funcionarão os serviços essenciais e a mobilidade da população

Organização do fluxo de estacionamentos no entorno da Ponte de Ferro de Feliz

NO LADO DO CENTRO:

Avenida Voluntários da Pátria
- Área destinada exclusivamente para o estacionamento de ônibus.
- Área para embarque e desembarque de passageiros.
- Permissão para estacionar logo após a curva que passa pelo museu, incluindo uma vaga reservada para idosos e outra para pessoas com deficiência (PCD).

Avenida Maurício Cardoso
No início da avenida, duas vagas serão destinadas para táxis, facilitando o transporte público na região.

Rua Tomé de Souza
A rua passará a ser mão única, permitindo apenas o tráfego de veículos subindo em direção à SOCEF.

Avenida Marcos José de Leão
Na esquina com a Rua Santa Catarina, haverá um estacionamento público.

NO LADO DO MATIEL

Rua Campo Bom
O estacionamento será exclusivo para veículos leves.

Estrada Júlio de Castilhos
- Após a ponte, a estrada será reservada para veículos de urgência e emergência.
- Serão disponibilizadas duas vagas para táxis, duas vagas para idosos e duas vagas para PCD.
- O estacionamento será oblíquo em ambos os lados da via até o início da Rua Guilherme Fussiger,

com áreas específicas para embarque e desembarque.

Rua Flores da Cunha
O estacionamento será exclusivo para ônibus em um lado da via, sendo proibido estacionar no lado oposto para facilitar o acesso dos veículos de grande porte e o fluxo de trânsito.

Rua Roque Gonzáles
Assim como na Rua Flores da Cunha, a Rua Roque Gonzáles terá estacionamento exclusivo para ônibus em um lado da via, com proibição de estacionamento no lado oposto, assegurando fluidez e segurança no trânsito.

Transporte Público Municipal

Devido a calamidade pública, município de Feliz estará disponibilizando linhas de transporte público gratuito de circulação municipal, ou seja, serão trajetos pela Feliz.

Confira as rotas:

Trajeto 1: São Roque - Matiel - Canto do Rio - Escadinhas - Roncador - Matiel

Saída às 6h15, retornando pelo mesmo trajeto às 18h

Início na Escola Cônego Alberto Schwade - São Roque, seguindo pela VRS- 843 passando pelo bairro Picada Cará; após segue pela estrada Picada Cará (Estrada do Britador) em direção à Rua Guilherme Fussiger passando pelo Posto Fussiger; após passa pela Rua Campo Bom, seguindo em direção à Rua Lauro Bruno Rott (até as casas populares); após retorna pela Rua Willy Reichert e entra à direita na Rua Júlio de Castilhos, seguindo até o entroncamento (500m após a EMEF- Conselheiro João Braun). Retorna pela Rua Júlio de Castilhos até a Rua Guilherme Fussiger, próximo a ponte de ferro.

Retorna pelo mesmo trajeto às 18h00min.

Inicia pela Rua Júlio de Castilhos, acessa a Rua Campo Bom até a Rua Lauro Bruno Rott. Após, voltar até a Rua Willy Reichert, retorna à direita e entra na Rua Júlio de Castilhos. Segue até o Roncador e após retorna ao Bairro Matiel. Após, acessa a Rua Guilherme Fussiger e após a estrada Picada Cará indo em direção a VRS 843 em direção ao Bairro São Roque até a Escola Cônego Alberto Schwade - São Roque.

Plano de Contingência Fechamento Ponte de Ferro

Trajeto 2: Arroio Feliz - Vila Rica - Centro - Picão - Vale do Hermes - Bom Fim - Centro

Saída às 6h15, retornando pelo mesmo trajeto às 18h

Início na KG Concretos (RS 452), seguindo até o retorno próximo a entrada do Alto Feliz, seguindo por debaixo da ponte, sentido Estrada Velha; após seguirá até a Rua Augusto Zimmermman, dobrando à direita na Rua João Steinmetz; após dobra à direita na Rua Alfredo Spier, seguindo até a Roda Bem Veículos; após dobra à direita na Rua Leopoldo Baierle, entrando à esquerda na Avenida Voluntários da Pátria e seguindo até a Rua Santa Catarina (Stefani Automóveis), após dobra à direita seguindo pela rua lateral da Rodoviária, realiza o retorno, atravessa a RS 452 e sobe pela lateral da Plasti Weber. Após, entra à esquerda na Estrada Picão, dobrando à esquerda na Rua Santa Catarina; após entra à direita na Rua Willibaldo Tempass seguindo pela Estrada Vale do Hermes até o entroncamento (família Müller). Após, segue pela Rua Rev. Cônego João Becker, segue pela RS 452 até o posto Choppão; após faz o retorno volta pela RS 452, entra à direita na Rua Lateral do Parque seguindo pela Rua Frau Widerkehr. Após, dobra à esquerda na Rua Arthur Ruschel. Segue pela Avenida Marcos José de Leão e finaliza ao lado do Centro Cultural.

Retorna pelo mesmo trajeto às 18h00min.

Inicia pela Avenida Marcos José de Leão, acessa a Rua Frau Widerkehr, após acessa à esquerda na RS 452 até o Posto Choppão. Após, acessa o retorno do parque em direção à Rua Cônego João Becker. Após, vai até a rotatória (família Müller), pela Estrada Vale do Hermes até a Rua Santa Catarina. Após subir em direção ao Hospital até a Rua Picão. Conversão à direita na Rua Dóris José Schlatter. Após, seguir até à Voluntários da Pátria, pegar à esquerda e ir até a rotatória do antigo Mercado Flach. Acessa a Leopoldo Baierle Conversão à esquerda na Alfredo Spier. Conversão na Rua João Steinmetz, após conversão à esquerda na Rua Augusto Zimmermann acessando a Avenida Voluntários da Pátria, conversão à direita em direção ao Bairro Arroio Feliz. Após, segue até o trevo de acesso à Alto Feliz, pegando à direita para RS 452 até a KG Concretos.