Programa Nacional de Transparência Pública - Qualidade em Transparência Ouro 2023 - Sistema Tribunais de Contas

Prefeitura Municipal de Feliz

Vigilância em Saúde

A Vigilância em Saúde tem como objetivo a análise permanente da situação de saúde da população, ou seja, ações de prevenção e controle de doenças transmissíveis, verificação de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador. As diretrizes de vigilância em saúde englobam práticas de promoção à saúde em todos os níveis de atenção, além da execução de ações adequadas ao enfrentamento de problemas já existentes.

Está inserida cotidianamente na prática das equipes de saúde da Atenção Primária, que a partir das ferramentas da vigilância, desenvolvem habilidades de planejamento, de maneira a organizar ações programadas e de atenção às demandas, garantindo o acesso da população às diferentes atividades e ações de saúde. Assim sendo, impacta direta e gradativamente sobre os principais indicadores de saúde, mudando a qualidade de vida da comunidade.

 

A Vigilância Epidemiológica (VE) é definida como um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. Atua na elaboração e divulgação de informes epidemiológicos e assume, quando necessário, o controle operativo de situações epidêmicas e pandêmicas, quer de doenças de notificação compulsória, quer de agravos inusitados à saúde.

 

A Vigilância Sanitária (VISA) é um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde. 16Possui prerrogativa de restringir o direito privado em prol do interesse coletivo, em nome da proteção à saúde da população, o que lhe confere o poder de polícia, não podendo, deste modo, ser terceirizada.

 

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) consiste em um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde. É também atribuição da vigilância ambiental os procedimentos de vigilância epidemiológica das doenças e agravos à saúde humana, associados a contaminantes ambientais, especialmente os relacionados com a exposição a agrotóxicos, amianto, mercúrio, benzeno e chumbo. As áreas de atuação são: Vigilância da qualidade da água para consumo humano (Vigiágua); Vigilância em saúde de populações expostas a poluentes atmosféricos (Vigiar); Vigilância em saúde de populações expostas a contaminantes químicos (Vigipeq); Vigilância em saúde ambiental relacionada aos riscos decorrentes de desastres (Vigidesastres) e Vigilância em saúde ambiental relacionada aos fatores físicos (Vigifis).

Onde acessar

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA CENTRAL - CNES 2237040

 

Horário de funcionamento: Segunda à Sexta - 7:30 17:30 (sem fechar ao meio dia)

Endereço: Avenida Maurício Cardoso, Nº 175, Centro.

Contato Vigilância Epidemiológica (Sala de imunização): (51) 3637-4250 - opção (ver ramal)

Contato Vigilância Sanitária e Ambiental: (51) 3637-4250 - opção (ver ramal)

 

Profissionais que atuam no estabelecimento: https://cnes.datasus.gov.br

Venha ser feliz na nossa Feliz cidade!

Brasão e bandeira da Feliz, selo de Capital Gaúcha da Cerveja Artesanal e selo da Qualidade em Transparência 2023

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do usuário. Ao navegar, você concorda com o uso.